top of page

Canva Adquire o Pacote Affinity: Desafiando a Hegemonia da Adobe no Design Digital

Os números do acordo não foram divulgados, o que inclui os aplicativos Designer, Foto e Publisher da Affinity. A Plataforma de Design Australiana Amplia seu Alcance para Profissionais Criativos (inclusive fotógrafos)

A plataforma de design baseada na web Canva adquiriu o pacote de software criativo Affinity, posicionando-se como um desafiante ao domínio da Adobe sobre a indústria de design digital. O Canva anunciou o acordo na terça-feira, que dá à empresa a propriedade sobre o Affinity Designer, Photo e Publisher - três aplicativos criativos populares para Windows, Mac e iPad que fornecem recursos semelhantes aos softwares Illustrator, Photoshop e InDesign da Adobe, respectivamente.


Embora os números oficiais do acordo não tenham sido revelados, a Bloomberg relata que ele está avaliado em “várias centenas de milhões de libras [britânicas]”. A aquisição faz sentido, já que a empresa sediada na Austrália tenta atrair profissionais mais criativos. Em janeiro deste ano, a plataforma de design do Canva atraiu cerca de 170 milhões de usuários globais mensais. Muitas dessas pessoas provavelmente não estão usando softwares equivalentes da Adobe, como o Express. No entanto, ao contrário da Adobe, o Canva não tem seus próprios aplicativos de design voltados para profissionais criativos, como ilustradores, fotógrafos e editores de vídeo.


O Affinity Designer 2, um aplicativo baseado em vetor semelhante ao Adobe Illustrator, é uma das joias do pacote Affinity. Seria interessante ver ferramentas de design profissionais como essa integradas ao Canva. A aquisição também reflete a visão do Canva de capacitar designers profissionais. Em um comunicado à imprensa anunciando o acordo, o Canva afirmou: “Embora nossa última década tenha se concentrado fortemente em 99% dos trabalhadores do conhecimento sem treinamento em design, realmente capacitar o mundo para o design inclui capacitar designers profissionais também. Ao unir forças com a Affinity, estamos entusiasmados em desbloquear todo o espectro de designers em todos os níveis e estágios da jornada de design.”



Os aplicativos Affinity são usados por mais de três milhões de usuários globais, de acordo com o Canva. Embora isso seja uma fração da base de usuários da Adobe, o Affinity não deve ser subestimado. A decisão de tornar seus aplicativos Affinity uma compra única, sem taxas de assinatura contínuas, lhe rendeu uma base de fãs fiel, especialmente entre criativos que buscam alternativas para o ecossistema de design baseado em assinatura da Adobe.

Em entrevista ao Sydney Morning Herald, o cofundador do Canva, Cameron Adams, disse que os aplicativos Affinity permanecerão separados da plataforma do Canva, mas que algumas pequenas integrações devem ser esperadas ao longo do tempo. “Nossas equipes de produto já começaram a conversar, e temos alguns planos imediatos para integração leve, mas achamos que os produtos em si sempre serão separados”, afirmou Adams.

Com a Affinity e seus 90 funcionários baseados no Reino Unido agora a bordo, o Canva tem mais oportunidades de competir com a Adobe em todo o mercado de software criativo mais amplo. Dado o quão atraente a plataforma focada na simplicidade do Canva já é para os criativos, ela pode ter uma chance real de atrair profissionais que estão cansados de encher os bolsos da Adobe. 🎨🚀


Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 20 horas de conteúdo em vídeo, ebook com 320 páginas (oitava versão) e dois grupos com 160 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Fotograf.IA



Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024


Quer se conectar com inovação na fotografia? Participe do grupo NFoTo >>> Plano de Marketing 2024 | NFoTo (enfbyleosaldanha.com


0 comentário

Comments


bottom of page