top of page

Câmeras, uma espécie em extinção?

Segundo dados de um estudo, 92,5% das fotos são feitas com smartphones e menos de 8% das fotos são feitas com câmeras



É fato que as redes sociais e smartphones transformaram completamente a fotografia.

De acordo com uma nova pesquisa da rede de impressão fotográfica Max Spielmann, mais de 90% das fotos diárias são feitas agora com smartphones em vez de câmeras profissionais ou até mesmo analógicas. Na verdade, apenas 7,5% são feitas com câmeras “de verdade”. Mas como exatamente as redes sociais evoluíram (ou atrapalharam) o progresso da fotografia?


A pesquisa foi apresentada no site da Digital Camera World sobre o estudo de Max Spielmann, também conhecido como Max Photo, que oferece serviços de impressão fotográfica no Reino Unido. A missão é para determinar o impacto que as redes sociais tiveram na indústria fotográfica em geral.


Os dados de Max Spielmann são surpreendentes, mas não completamente inesperados.





É incrível pensar quantas imagens são capturadas por segundo (54.400, de acordo com a pesquisa), bem como Clarendon ser o filtro mais usado no mundo, e não esquecendo o aumento surpreendente nas vendas de câmeras descartáveis apesar de sua natureza pouco ecológica que as empresas estão tentando substituir por híbridos digitais-filme.


A pesquisa mostra que 82% das pessoas entre 18 e 34 anos tiraram uma selfie, e 44% das pessoas acima de 55 anos também participam da atividade.





Outras estatísticas interessantes sobre o uso de smartphones e redes sociais em relação à fotografia foram reunidas pelo Photutorial e compartilhadas pelo DCW, que descobriu que até o ano de 2025, mais de 2 trilhões de fotos serão tiradas a cada ano! E você sabia que 12,4 trilhões de fotos foram tiradas ao longo da história? Até 2030, o Photutorial calcula que esse número aumentará para 28,6 trilhões.


Curiosamente, a pesquisa de dados também descobriu que em 2023 a pessoa média tem cerca de 2.100 fotos armazenadas em seu smartphone. E pensar que muitas pessoas perdem ou deletam essas imagens por não terem mais espaço ou por perderem o aparelho ou até por serem roubadas. O fato é que a fotografia digital se tornou complexa quanto ao armazenamento ou mesmo quanto a como preservar memórias importantes.


Faça parte da nova fase de valor da fotografia. Conheça NFoTo >>> NFoTo: fotografia blockchain e inovação




0 comentário

Comments


bottom of page