top of page

Câmeras digitais estão voltando graças ao comportamento de influenciadores e jovens da geração Z

Essa deu no UOL e Forbes, tendência ocorre entre os mais jovens que estão usando câmeras compactas de bolso para clicar e se divertir





Basta pesquisar no TikTok ou no Instagram. Hashtags associadas a câmeras digitais mostram claramente isso nas duas redes sociais.


Como isso está ocorrendo? Graças as trends, que são vídeos com um estilo particular para mostrar algo com uma temática específica. As câmeras aparecem nos vídeos das mais variadas formas e alguns mostrando não só os modelos mas o que conseguem criar com essas câmeras.


Outra tendência (sobretudo no TikTok) é de mais jovens também usando as mirrorless da Fujifilm (em especial a X100 e versões similares).


A Forbes explicou melhor:


As câmeras digitais foram um grande sucesso durante os anos 2000, e agora, retornam através de trends do TikTok e influenciadores do Instagram incentivando os jovens a darem um toque vintage no momento de registrar as fotos. Apesar das câmeras possuírem baixa resolução e um flash estourado, a Geração Z está se sentindo à vontade para reviver essa lembrança nostálgica, visto que as câmeras digitais surgiram antes de ter uma ou mais câmeras nos celulares.


De acordo com uma matéria publicada no The New York Times, a ideia de retornar com as câmeras digitais é que os jovens entre 16 e 24 anos deixem os celulares e voltem a ter contato com tecnologias mais antigas, como afirma o fotógrafo Mark Hunter, “as pessoas estão percebendo que é legal ter algo que não esteja no seu telefone. Quando vejo minhas fotos digitais, tenho memórias bem específicas sobre elas. Já quando passo pelo rolo da câmera do meu celular, eu meio que só lembro do momento e não tem nada de especial.”


Os modelos de câmeras digitais como a Canon PowerShot SX230 HS, a Câmera Digital Sony Cyber-Shot, a Nikon COOLPIX e a Tekpix da Tecnomania, ganharam um aumento nas buscas da internet e estão sendo bastante procuradas pelo público. As marcas fabricantes desses modelos não produzem mais as câmeras digitais, mas é possível encontrá-las à venda com valores acessíveis em sites de desapegos.


A cantora Dua Lipa, as modelos Kylie Jenner, Bella Haddid, Rafa Kalimann e a atriz Bruna Marquezine também entraram na trend e voltaram a utilizar as câmeras digitais para realizar algumas publicações em seus perfis nas redes sociais.


Lembrando que os smartphones seguem os modelos mais populares na captura e postagem. Mas não deixa de ser curioso esse tipo de tendência.

0 comentário

Comentarios


bottom of page