Novo modelo aposta em inteligência artificial e melhorias na câmera, com preços a partir de US$ 799. Especialistas dizem ser a melhor versão já criada do iPhone para fotografar
A Apple apresentou nesta segunda-feira (9) o iPhone 16 durante o evento "Glowtime" em Cupertino. O CEO Tim Cook destacou que o aparelho foi "projetado em torno da Apple Intelligence", uma referência às novas funcionalidades de IA generativa reveladas na WWDC em junho. O dispositivo é construído em alumínio de "grau aeroespacial", segundo a empresa.
O novo iPhone traz uma tela com proteção cerâmica 50% mais resistente contra arranhões e quedas, disponível nos tamanhos de 6,1 e 6,8 polegadas. O design reformulado também inclui um botão lateral dedicado à câmera, que permite tirar fotos rapidamente ou gravar vídeos ao ser pressionado por mais tempo. O botão utiliza o Taptic Engine da Apple, que reconhece gestos e a intensidade do toque para ativar diferentes funcionalidades.
Todos os quatro telefones têm um botão de ação personalizável para acionar tarefas rápidas, como iniciar aplicativos. Semelhante, embora totalmente novo este ano, é um botão chamado Controle da câmera. Posicionado ao longo da lateral do telefone, ele permite que você tire fotos e vídeos mais rapidamente. Pressione uma vez para iniciar o aplicativo Câmera e novamente para tirar uma foto ou segure o botão para um vídeo. Ajustar o zoom e outras funções, como a exposição, é possível deslizando rapidamente o dedo. Para ver o botão de controle em ação clique aqui : The new Camera Control on iPhone 16 & iPhone 16 Pro (youtube.com)
O iPhone 16 apresenta vários outros novos recursos de software. Com o iOS 18, você pode enviar mensagens via satélite e, se necessário, compartilhar vídeo ao vivo durante a chamada. O aplicativo Fotos foi redesenhado para organizar automaticamente viagens e eventos, e a IA ajuda você a remover objetos indesejados das imagens com um único toque. Um novo aplicativo, o Image Playground, permite gerar imagens exclusivas em segundos com base em uma descrição de texto ou até mesmo em alguém de sua coleção de fotos. A tecnologia de aprendizado de máquina ajuda a remover ruídos indesejados dos vídeos, e o telefone pode resumir e-mails e priorizar notificações.
Todos os detalhes sobre o novo botão da câmera:
O iPhone 16 Pro Max começa com 256 GB de armazenamento e, de acordo com a Apple, tem a "melhor duração de bateria do iPhone de todos os tempos". Alimentados pelo chip A18, os dois modelos mais baratos são 30% mais rápidos que o iPhone 15, e o iPhone 16 Pro Max, com o chip A18 Pro, tem uma GPU de 6 núcleos 20% mais rápida que o modelo do ano passado, suportando recursos de jogos aprimorados.
Equipado com o novo chip A18 de 3 nm, o iPhone 16 oferece uma rede neural aprimorada para suportar os modelos de IA generativa da empresa. A Apple afirma que o chip é "até 30%" mais rápido que o do iPhone 15, além de ser mais eficiente em termos de consumo de energia. A nova GPU também melhora o desempenho e aumenta a eficiência energética em 35%.
A eficiência energética do aparelho é complementada por baterias maiores, embora a Apple ainda não tenha divulgado a capacidade exata. Esses detalhes devem ser revelados quando o dispositivo for desmontado.
Primeiro iPhone IA da Apple? - A inteligência artificial foi o destaque do evento, com a linha iPhone 16 sendo uma das únicas, além do iPhone 15 Pro, a rodar os novos modelos de IA da empresa. Essas funcionalidades operam tanto offline, diretamente nos chips do aparelho, quanto por meio de servidores remotos, utilizando a nova opção Private Cloud Compute.
A nova linha de iPhones da Apple, com o lançamento do iPhone 16, aposta fortemente em recursos de Inteligência Artificial (IA) que prometem transformar a experiência do usuário. Comercializados sob a marca "Apple Intelligence", esses recursos incluem desde edição de fotos e vídeos até a capacidade de gerar imagens personalizadas a partir de descrições de texto ou voz. Embora a Apple já tenha introduzido melhorias incrementais em versões anteriores, a inclusão de IA traz uma mudança significativa em um mercado que até então focava principalmente em processadores mais rápidos, baterias de longa duração e câmeras aprimoradas.
Um dos destaques é a nova função de "Inteligência Visual", que permite ao usuário realizar buscas instantâneas sobre o que vê através da câmera. Durante o evento de lançamento, a Apple demonstrou a capacidade do iPhone 16 de identificar um restaurante em uma foto e exibir automaticamente informações como horário de funcionamento, menu e avaliações, sem que o usuário precise inserir manualmente os dados em um mecanismo de busca. Outra função interessante é a adição automática de eventos ao calendário a partir de fotos tiradas de cartazes nas ruas, com detalhes como horário e localização do evento sendo preenchidos automaticamente.
A Siri também foi significativamente aprimorada com as novas capacidades de IA. Agora, a assistente digital da Apple poderá entender e responder a pedidos mais complexos, realizar ações dentro de aplicativos de forma mais fluida e fornecer informações mais relevantes com base no contexto. Essas melhorias incluem a capacidade de sugerir respostas inteligentes em mensagens e até mesmo de gravar e transcrever chamadas telefônicas, oferecendo uma experiência mais integrada e personalizada.
Com a introdução dessas funcionalidades, a Apple segue a tendência de seus concorrentes, como Google e Samsung, que também lançaram smartphones com destaque em IA este ano. A integração da IA nos dispositivos está rapidamente mudando o foco do mercado de smartphones, que antes se concentrava em melhorias pontuais de hardware, para uma era onde a inteligência artificial pode ser a chave para novas formas de interatividade e automação. Isso levanta a questão: a IA será o divisor de águas que finalmente irá reconfigurar o futuro da indústria de smartphones?
E a parte fotográfica? A câmera principal do iPhone 16 tem 48 megapixels e conta com lentes duplas, agora organizadas verticalmente em vez da disposição diagonal do modelo anterior. A câmera oferece zoom telefoto de 2x com "qualidade óptica", aproveitando os detalhes dos arquivos de imagem maiores. A câmera ultra-angular também foi atualizada com autofoco e captura de até 2,6x mais luz em ambientes com pouca iluminação. O novo design permite a captura de fotos e vídeos espaciais, que podem ser visualizados no headset Vision Pro da Apple.
O iPhone 16 terá preços a partir de US$ 799. Com versões mais cara para os modelos premium.
Veja também:
Fotograf.IA está com belas novidades. Entre para a nova dimensão de oportunidades com IA na fotografia. Participe da comunidade que oferece conteúdo exclusivo, trocas de ideias e suporte em uma plataforma dinâmica e interativa >>> Nova Plataforma Fotograf.IA: Transforme sua Fotografia com Inteligência Artificial (enfbyleosaldanha.com)
A versão 14 do Fotograf.IA acaba de ser lançada, trazendo uma experiência completa para fotógrafos e artistas visuais que querem dominar a revolução tecnológica na fotografia. Mais do que um simples guia, o Fotograf.IA se transformou em um grupo VIP exclusivo, onde as informações mais avançadas sobre as inovações da IA são compartilhadas com profundidade. Saiba mais >>> Fotograf.IA V14: A Nova Fronteira da Fotografia com Inteligência Artificial (enfbyleosaldanha.com)
Quer orientação personalizada online? Conheça o Plano de Marketing da Fotografia! >>> Plano de Marketing 2024
Que tal fazer parte da nova fase de valor da fotografia? Conheça >>> NFoTo
Compre meus equipamentos usados - Lojinha do Leo (últimos itens)
Bình luận