As imagens que mostravam pessoas lavando os pés umas das outras em diferentes situações eram obras da fotógrafa Julia Fullerton-Batten. Muita gente achou se tratar de IA
Fotos (sem IA) de Julia Fullerton-Batten
A inteligência artificial foi um tema recorrente em vários anúncios durante o Super Bowl LVIII, mas nem tudo o que se vê é o que parece. Um dos anúncios que chamou a atenção dos espectadores foi o da campanha “He Gets Us”, que apresentava mais de 10 imagens que pareciam surreais à primeira vista. Mostrava pessoas de diferentes idades, gêneros e raças lavando o pé de outra pessoa em uma variedade de ambientes - um corredor da escola, um quintal, uma paisagem desértica, um protesto.
O anúncio de um minuto, que foi ao ar durante o primeiro quarto do jogo, era baseado em uma história bíblica sobre Jesus lavando os pés dos discípulos, uma lição de humildade no serviço ao próximo. O texto no final dizia: “Jesus não ensinou o ódio”, em letras maiúsculas. Lavou os pés."
Fotos (sem IA) de Julia Fullerton-Batten
O comercial encaminhou os espectadores para o site HeGetsUs.com/LoveYourNeighbor.
Muitos espectadores no Reddit e nas redes sociais questionaram se os visuais retratavam pessoas reais ou foram criados usando inteligência artificial.
Veredicto do PolitiFact: Não, as imagens do comercial do Super Bowl He Gets Us não foram geradas por IA.
Foram fotografias tiradas pela fotógrafa Julia Fullerton-Batten. Ela confirmou que tirou as fotos em um e-mail para o PolitiFact, e He Gets Us as creditou a ela.
O site de Fullerton-Batten descreve seu estilo de fotografia como “narrativa visual altamente cinematográfica” e diz que, em seus projetos maiores, cada imagem “embeleza seu assunto em uma série de ‘histórias’ narrativas instigantes”.
O site diz que, ao usar “locais incomuns, cenários altamente criativos, modelos de elenco de rua, acentuados com iluminação cinematográfica”, Fullerton-Batten “insinua tensões visuais em suas imagens e as impregna de uma mística que provoca o espectador a reexaminar continuamente a imagem”.
Em seu site, He Gets Us diz que é uma campanha criada por um “grupo diversificado de fãs e seguidores de Jesus com uma variedade de jornadas de fé” que visa “ir além da bagunça do nosso momento cultural atual para um lugar onde todos nós somos convidados a redescobrir a história de amor de Jesus – cristãos, não-cristãos, e todos no meio”.
A He Gets Us diz que é gerida pela Come Near, uma organização sem fins lucrativos.
Um porta-voz do He Gets Us disse que o anúncio foi criado pela Lerma, uma agência de publicidade com sede em Dallas. O porta-voz de Lerma, Jon Lee, disse à Ad Age que a fotografia de Fullerton-Batten retrata “um tipo idealista de mundo”.
“Pegamos esses assuntos diferentes que podem ser considerados ideologicamente diferentes uns dos outros e criamos esse novo estilo para imaginar como seria o mundo”, disse ele. Lee disse que a intenção do anúncio era “compartilhar o amor autêntico que Jesus mostrou a todas as pessoas”.
Um post no blog He Gets Us disse que as “imagens de pessoas lavando os pés umas das outras parecem um pouco estranhas e desconcertantes porque não fazem parte de nossos costumes modernos. Mas também há algo bonito e profundo em cada imagem.”
Eu lembrei do estilo do fotógrafo Gregory Crewdson (da Magnum) que cria fotografias neste estilo surreal e cinematográfico. De qualquer forma, a IA avançou tanto que as pessoas já não conseguem mais distinguir uma coisa da outra. Daí a importância dos fotógrafos se posicionarem sobre suas fotografias e como elas foram criadas.
Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 13 horas de conteúdo em vídeo, ebook com quase 300 páginas e dois grupos com mais de 130 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e turbine seu negócio e sua arte na fotografia
Quer se conectar com inovação na fotografia? Participe do grupo NFoTo >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação
Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024
Comments