Empresa lançou uma galeria para os usuários Firefly mostrarem suas criações. Além de lançar a versão para Apple Vision Pro junto com o Lightroom
Adobe quer dar mais espaço aos seus usuários com o lançamento da Galeria da Comunidade Firefly. Agora disponível em aplicativo web, este espaço pretende mostrar as infinitas possibilidades de expressão com a inteligência artificial generativa, especialmente quando as mentes criativas se juntam.
Firefly, o modelo de IA generativa da empresa de tecnologia, se tornou um referencial para os criadores do mundo todo, tendo já facilitado a criação de mais de cinco bilhões de imagens. Ele é considerado uma das opções mais éticas do mercado, sendo treinado em uma combinação de conteúdo abertamente disponível e imagens do Adobe Stock, para que as obras permaneçam dentro do âmbito do uso comercial seguro.
A Galeria Firefly abre as portas para artistas e criadores compartilharem suas obras-primas geradas por IA, desde criações de texto para imagem até conteúdo social. Mais do que uma vitrine, a galeria é concebida como um lugar de aprendizado, inspiração e colaboração, incentivando os usuários a explorarem novos caminhos, descobrirem novas formas de instruir a IA e aperfeiçoarem o trabalho uns dos outros.
Todas as criações compartilhadas por lá terão o selo de CR. A assinatura digital de verificação batizada de credencial de conteúdo.
Outra notícia sobre o Firefly é a integração com o Apple Vision Pro. Segundo informação do site Mac Magazine: Na semana passada, a Adobe anunciou que está levando o Firefly AI e o Lightroom para o Apple Vision Pro, assim como o Fresco e o Behance. A disponibilidade do editor já havia sido anunciada na WWDC23, quando o dispositivo foi apresentado, enquanto a dos demais softwares está sendo revelada agora, unindo-se aos mais de 600 apps otimizados para o headset. O Apple Vision Pro é um dispositivo de realidade mista que promete revolucionar a forma como usaremos a internet.
A interface do app no headset é similar àquela da versão web. Basta inserir uma descrição em texto e selecionar o botão para gerar imagens, obtendo como resultado quatro fotos que podem ser arrastadas de dentro do app, funcionando como “pôsteres virtuais”.
As imagens geradas pelo Firefly contêm credenciais de conteúdo e uma sinalização de que são geradas por IA nos seus metadados, podendo ser usadas comercialmente. Será adicionada também a possibilidade de gerar panoramas que envolvam o usuário ao usar o Vision Pro nos chamadas Ambientes (Environments), segundo a Adobe.
A ferramenta não é de uso totalmente gratuito, exigindo o uso de créditos. O plano gratuito para outras plataformas oferece 25 créditos mensais, enquanto o plano premium disponibiliza 100 créditos por US$5 mensais.
No Vision Pro, porém, a geração de imagens será feita de forma gratuita até março, como notado pelo 9to5Mac, quando os preços para o uso do Firefly no headset serão divulgados.
O Lightroom, por sua vez, conta com uma interface similar à do app do editor de fotos para iPad, com uma experiência mais imersiva, limpa e fácil para navegar usando gestos com as mãos. Também é possível editar vídeos ou fotos panorâmicos — mais recursos serão adicionados no futuro.
O Apple Vision Pro foi bem recebido nas críticas e análises de especialistas. A pré-venda foi um sucesso, mesmo em se tratando de um produto de 3500 dólares.
Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 13 horas de conteúdo em vídeo, ebook com quase 300 páginas e dois grupos com mais de 130 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e turbine seu negócio e sua arte na fotografia
Comments