Novidades anunciadas pela marca mostram o quanto a empresa foca agora todo seu negócio em inteligência artificial para criativos
Vamos começar pelo anúncio importante da marca em uma apresentação recente em Londes. A Adobe mostrou que terá um gerador de imagens completo disponível para todos ainda este ano. As ferramentas de edição de imagem e vídeo da Adobe são amplamente usadas por profissionais criativos, mas ela enfrenta a crescente concorrência de startups como OpenAI, Midjourney e Stability AI, que oferecem serviços que podem gerar imagens a partir de prompts de texto.
Na prática isso, quer dizer que a Adobe está evoluindo seu próprio sistema de IA de geração de imagens chamado Firefly, que é treinado em dados sobre os quais a Adobe tem direitos, a fim de evitar reclamações de violação de direitos autorais contra os usuários.
Até então, o maior foco era na ferramentas de geração de imagens lançadas anteriormente pela Adobe no Photoshop que podem preencher ou expandir partes de uma imagem existente. O novo sistema de IA chamado Firefly Image 3 já pode ser testado por alguns usuários selecionados.
Grande parte do foco da Adobe tem sido acelerar o trabalho dos profissionais que usam seu software. A nova ferramenta de geração de imagens terá a capacidade de tocar na imagem carregada de um usuário como referência para a composição geral de uma imagem.
Por exemplo, um designer pode fazer um esboço rápido de uma cena em um guardanapo, tirar uma foto desse guardanapo com um smartphone e, em seguida, pedir ao Photoshop para gerar imagens completas em uma variedade de estilos, disse Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe.
"Em vez de ter que descrever com muito cuidado exatamente o que vai para onde e tentar ter certeza de que estou especificando as coisas que quero e que não quero, é pegar emprestado da referência. Então essa é uma capacidade incrivelmente poderosa", disse Greenfield.
A Adobe disse que uma versão "beta" de teste do software está disponível para alguns usuários na terça-feira, mas não deu uma data para disponibilidade geral.
Salto poderoso com IA no Photoshop - no evento Adobe Max que ocorreu hoje em Londres (com 1500 participantes presenciais) a marca mostrou muita coisa. O novo app Adobe Express com gerador de IA, a empresa revelou o mais recente Photoshop em versão beta, que possui um gerador de imagens no aplicativo alimentado por um novo modelo de imagem Firefly, um Generative Fill mais avançado e outros novos recursos e ferramentas para otimizar a edição de fotos.
"Esta nova atualização massiva do Photoshop leva a criatividade a níveis sem precedentes - seja você um profissional ou novo no Photoshop", disse Ashley Still, vice-presidente sênior do Creative Product Group da Adobe, em comunicado.
O Photoshop atualizado torna mais fácil para os usuários adicionar ou ajustar elementos em seus projetos; novas ferramentas incluem o recurso Gerar imagem, que permite aos usuários gerar imagens a partir de prompts de texto sem sair do aplicativo.
Outro diferencial importante é o novo generative fill - O Preenchimento Generativo atualizado permite que os usuários carreguem Imagens de Referência para gerar novos elementos para seu projeto que melhor se ajustem ao estilo da imagem de referência.
Da mesma forma, o recurso Gerar Semelhante permite que os usuários importem imagens e gerem variações que eles podem adicionar aos seus projetos.
O novo recurso Gerar plano de fundo permite que os usuários substituam ou criem um plano de fundo de uma imagem por um prompt de texto simples, como visto na foto abaixo. Por fim, com o Enhance Detail, os usuários podem melhorar a clareza e a nitidez de uma imagem, de acordo com o comunicado.
Todos os recursos de IA generativa acima são alimentados pelo Firefly Image 3 Foundation Model, que a Adobe diz que pode oferecer representações de melhor qualidade, maior precisão de prompt, exibições de texto claro e mais opções de personalização. O novo modelo Firefly Image 3 pode ser acessado em versão beta por meio do aplicativo web Firefly no site da Firefly, onde os usuários também poderão acessar os novos recursos de Expansão Generativa e Preenchimento Generativo.
A Adobe reitera que o Adobe Firefly foi projetado para uso comercial e foi treinado em conteúdo licenciado que não infringe direitos autorais e outras propriedades intelectuais. A empresa também observa que usa uma abordagem de revisão contínua para bloquear e remover conteúdo que viola suas políticas, provavelmente um aceno à controvérsia que enfrentou recentemente em relação ao conteúdo usado para treinar seus modelos de imagem.
Veja também >>> 📚 Fotograf.IA + Marketing para Fotógrafos(as): SuperCombo 2 em 1
Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e conecte-se com a tecnologia que está mudando a fotografia mais uma vez. São mais de 25 horas de conteúdo exclusivo sobre inteligência artificial na fotografia. Além disso, você também recebe a versão 9.0 do Guia Fotograf.IA para aprender e entender como a IA pode potencializar sua fotografia >>> Fotograf.IA
Comments