top of page

A foto criada com iPhone que confundiu muita gente

Foto feita com iPhone e sem edição gerou 3 versões da noiva em reflexo no espelho e viralizou. Entenda o que aconteceu



Tessa Coates, uma atriz e comediante do Reino Unido, teve um ataque de pânico depois de olhar para uma foto de si mesma experimentando um vestido de noiva.

"O tecido da realidade desmoronou. Esta é uma foto real, não teve Photoshop, nem montagem no iPhone, não uma Live Photo", disse Coates em sua postagem no Instagram.


Mas o que exatamente ocorreu? O post de Coates mostra três reflexos diferentes dela. O primeiro mostrando-a de trás é a versão real, enquanto os dois reflexos no espelho são completamente diferentes do real.


Se você olhar de perto, verá que ela só tem uma mão para baixo em linha reta. No entanto, os reflexos mostram ela em poses diferentes - a primeira mostra as mãos dobradas, enquanto a segunda tem as duas mãos para baixo.


Não é à toa que Coates ficou assustada - imagine olhar para uma foto mais tarde, onde há três versões diferentes de si mesmo no reflexo do espelho.


Então, O Que Aconteceu?

Ela visitou uma loja da Apple e procurou a ajuda do Genius Bar para descobrir o que tinha ocorrido de fato!


E a explicação é bastante simples: iPhones e outros dispositivos modernos, como o Google Pixel, tiram uma grande sequência de fotos toda vez que você toca no botão do clique no smartphone.


Uma vez feito isso, o iPhone usa fotografia computacional e algoritmos de IA para escolher a melhor foto automaticamente.

Neste caso, no entanto, o que aconteceu foi que a IA usada pelo iPhone não conseguiu entender que os reflexos dela nos espelhos eram diferentes de sua versão real.

"Foi tomada como uma decisão de IA e uniu essas duas fotos", disse um técnico da Apple chamado Roger, acrescentando que este foi um incidente de "um em um milhão".

Da próxima vez que você vir versões diferentes de si mesmo no espelho, lembre-se dessa história e não surte.


De qualquer forma, fica aqui o exemplo de como a IA já está presente nos smartphones. A tecnologia é usada das mais variadas formas para ajudar na melhoria das fotos noturnos, redução de ruído e outras. Ou mesmo para ajustar a nitidez e aprimorar imagens com zoom. Então, se você não gosta de IA é melhor lembrar disso ao usar smartphone.


Aprenda e entenda sobre a revolução da IA na fotografia >>> FOTOGRAF.IA



0 comentário
bottom of page