top of page

A única regra do marketing que o fotógrafo não tem como fugir

Sem mostrar você não tem como garantir visibilidade. Embora bastante óbvia, fotógrafos sempre esquecem disso. A grande questão é o que e como mostrar


Já fiz vários conteúdos de marketing com base em experiências com clientes e no mercado. Dá para afirmar com facilidade: sem mostrar não tem como você fazer marketing. É bem simples eu sei, ainda assim chega a ser surpreendente a quantidade de fotógrafos e fotógrafas que não fazem isso. Mas calma, tem uma pegadinha: o que mesmo é para mostrar?


Acho que podemos concordar que existem 3 tipos de fotógrafos: os que não fazem marketing organizado (nem pensam nisso), os que fazem mas seguem colegas ou truques e os que fazem um marketing sofisticado. Os dois últimos tipos são lugares melhores para se estar. Claro, melhor ter uma estratégia, resultados e obter o que você quer.


Antes de qualquer coisa, mostrar é prioridade por várias razões: para obter reconhecimento, para apresentar sua visão, para criar conexão, autoridade, para contar histórias, para ilustrar o que você vende e seus motivos de fazer o que faz. Mais ainda: para que as pessoas te vejam, reconheçam e se conectem com a sua fotografia. Sem mostrar como fazer isso?



Dito isso, o que mostrar é parte estratégica. Para saber o que divulgar você precisa ter um produto/serviço, o valor a ser cobrado, você precisa estar nos canais (físicos e digitais) dos seus clientes e possíveis clientes e por fim...você precisa ter consistência. Quase sempre nós temos um problema de marketing em algum desses itens. E essas coisas mudam de tempos em tempos. Hoje tenho um bom produto, amanhã meu problema é preço e por aí vai.


O que mostrar é relevante, crucial e prioridade. Algo que pede repensar e refletir sobre estratégia e posicionamento de mercado o tempo todo. Depende de um olhar para você, mas prestando atenção nos colegas, nos consumidores e no mercado como um todo. Tem outra parte que não podemos esquecer: o que mostrar precisa ser lembrado, mas como mostrar é outra parte rica da história. Será mostrado como e onde? com vídeo, com foto, com música e quais canais? A parte do "mostrar" é uma das mais difíceis hoje no mercado.


Quem tem um marketing certeiro costuma fazer um trabalho diário, conta histórias e tem uma proposta única baseada em valores muito pessoais. Nem preciso dizer que isso é difícil. O que e como mostrar acaba se encaixando nisso. O que bons fotógrafos com marketing fazem todos os dias é começar, manter, ajustar e persistir quando o assunto é marketing. Os que ficam atrás não conseguem manter o ritmo, ou seja, começam, param ou desistem. Começar então é super importante, mas ajustar sempre e manter o plano são tão importantes do que só iniciar o marketing. pense nisso.


Se precisar de ajuda com seu marketing para ajustar, começar e repensar...conte com o Novo Plano de Marketing 2024. Ou aproveite para participar da Semana do Marketing para Fotógrafos(as) que vai ocorrer entre os dias 29/01 a 2./2. Saiba mais aqui >>> Semana do Marketing para Fotógrafos(as) - 29/1 a 2/2 (enfbyleosaldanha.com)


Se quiser se conectar com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Fotograf.IA: o guia definitivo para usar a inteligência artificial na fotografia


Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024

0 comentário

Comments


bottom of page