top of page

9 motivos para investir no plano de marketing da fotografia

Teoria, prática e orientação rápida com o Plano de Marketing 2022. O plano de marketing 2022 é um produto digital colaborativo é uma poderosa ferramenta para acertar o marketing do seu negócio de fotografia





Mas o que é um plano de marketing? basicamente é traçar a estratégia e pensar nas táticas a partir das ações definidas. Na prática é ao mesmo tempo tático e estratégico.

O Plano de Marketing 2022 é simples, acessível, direto e colaborativo. Entenda a importância em desenvolver o seu observando os 9 principais motivos para investir em um plano de marketing para 2022.


1 – Você define o foco! Um dos principais problemas para fotógrafos e negócios de fotografia envolve não ter um objetivo definido. E pior, não tem um posicionamento de mercado claro que é justamente o que vai alinhar tudo em relação ao marketing na fotografia. Um plano ajuda a colocar foco no centro dos esforços. Não dá para ser tudo para todo mundo em um negócio de fotografia.


2 – Você define o que precisa fazer de forma prática! Sabendo qual é o posicionamento e o foco você consegue entender os desafios e pensar em como vai fazer as ações. Aqui então entra a parte tática do que precisa ser feito em cada um dos elementos do composto do marketing. Desde preço, divulgação, produto, etc. Envolve pensar em investimentos, cortes e ajustes para obter o que quer de acordo com o foco (item 1). É sobre etapas e ações concretas.


3 – Você parte para resultados com base em métricas/valores. Ora, se você definiu o objetivo em faturamento então é natural definir as métricas para avaliar de forma transparente. Acompanhando os números. As métricas são só financeiras? não somente, pois pode envolver novos contatos, novos clientes, alcance, etc. Curiosamente o que vemos hoje no mercado é uma busca por seguidores e que não gera resultado financeiro para manter o negócio. Claro, pode ser que essa seja a métrica escolhida porque seu objetivo maior no plano é ser reconhecido e virar uma marca lembrada no mercado. Mas de novo, isso estava no plano…


4 – Você passa a valorizar a consistência. O que representa deixar de ser um marketing reativo e do tipo “acelera e pausa”. O que mais acontece entre fotógrafos e negócios de fotografia em geral é pensar no marketing quando as coisas apertam. Traduzindo: “preciso vender”. Embora vendas faça parte do marketing, trata-se de algo que é parte do processo e não tende a ser consistente. Como assim? O profissional precisa vender, parte para ações de divulgação, vende e se tiver resultado acaba parando até precisar vender de novo. Marketing é sobre consistência e trabalho frequente para deixar de ser um negócio do tipo “acelera, vende e pausa” repetindo isso até as coisas apertarem novamente. O plano de marketing orienta e deve puxar tudo como parte da estratégia e do que foi programado para atingir os objetivos. As marcas e profissionais referência do mercado têm algo em comum: consistência de marketing.


5 – Simplicidade, humildade e clareza. Não adianta criar um plano mirabolante, complexo e irreal. “Quero ser o melhor fotógrafo e atender 10 mil pessoas em um ano” não é nada razoável. Um plano de marketing efetivo não é ciência de foguete, na verdade é simples, direto, conciso e honesto (com você mesmo!). Algo que pede humildade e autoconhecimento. O principal de tudo é entender que um plano de marketing direciona e dá clareza para seus esforços e crescimento na sua carreira na fotografia.


6 – Você estuda, mas coloca a mão na massa. Isso porque o Plano de Marketing 2022 da Escola de Negócios da Fotografia também acompanha o único livro do Brasil sobre o assunto: Marketing Básico para Fotógrafos (200 páginas). E assim o empreendedor não só planeja como aprende ao mesmo tempo.


7 – Acessível, prático e fácil. Feito de forma direta e simples, o Plano de Marketing é muito acessível. Não é um curso online e dá ao profissional o controle sobre seu tempo para começar a fazer quando e como quiser.


8 – Tutorial para você entender! Você recebe um tutorial em vídeo que explica como o plano funciona e deve ser preenchido em cada etapa do programa.


9 – Consultoria para quem precisa de mais orientação! Para quem o plano de marketing não é o bastante tem também a opção do Plano de MKT Premium que vem junto com 3 meses de consultoria! Saiba mais aqui: PLANO DE MARKETING PREMIUM


Precisando de ajuda com seu plano de marketing? Então clique aqui: QUERO MEU PLANO DE MARKETING


0 comentário
bottom of page