top of page

5 motivos para acreditar e investir na fotografia impressa




Fotógrafos e empreendedores do mercado muitas vezes parecem ignorar os benefícios que a foto no papel podem trazer para o negócio de fotografia

Em tempos tão digitais e com excesso de telas, aquilo que é analógico se torna quase uma novidade. Menos tóxica e ansiosa (sem avisos de tela), o que é tangível oferece inúmeras vantagens e aparece como tendência aqui e lá fora. Veja cinco motivos para investir no produto e o quanto ele pode fazer a diferença para fotógrafos e outros empreendedores do mercado fotográfico.






1 - O produto é o que fica para o cliente. É legado, memória, lembrança, vaidade e envolve emoção. Ou seja, pensar no produto é pensar nas pessoas que você vai servir. Mas cabe a quem oferece mostrar essas virtudes e benefícios. Cabe ao empreendedor da fotografia valorizar esse diferencial. Especialmente em mostrar a qualidade e durabilidade. E que a foto no produto impresso é um patrimônio da família.








2 - O produto adiciona valor na oferta e dá percepção de posse das memórias. Ouço muitos fotógrafos dizendo que o cliente não quer produto, a foto impressa. Pedem sem álbum e afins na esperança de que vai ficar mais barato. Quando na verdade deveria ser justamente o oposto. "você compra o serviço e o produto já está na oferta". Pois no fim, a decisão de oferecer isso e deixar claro que "não existe sem produto" é de quem vende. O argumento mais poderoso nessa história é simples e direto: daqui uns 20 anos suas fotos digitais estarão seguras?







3 - O produto gera posicionamento de marca na cabeça das pessoas. Da preocupação com as memórias ou pelo puro carinho com os clientes. Nesse cuidado em criar algo que vai ficar. Produto é parte importante do composto de marketing e o posicionamento de mercado deve ser refletido no produto. Se a marca trabalha com criatividade, logo o produto tem que ser criativo e diferente. Tempos depois quando o cliente olhar para o produto ou precisar de algo desse tipo a chance dele lembrar do fotógrafo ou negócio de foto é muito maior. Inclusive indicando para outras pessoas.





4 - Mesmo sendo no papel não quer dizer que não deva ter tecnologia. Ou seja, o smartphone é seu aliado na experiência mais completa das pessoas. Seja com Spotify, vídeos e outros recursos de realidade aumentada. Lembrando inclusive que se o produto físico faz sucesso ele acaba sendo compartilhado em imagens nas redes sociais. Fazendo um boca a boca muito interessante nesses tempos digitais que estamos vivendo.










5 - Nunca foi tão fácil personalizar e se diferenciar da fotografia com produto impresso. Claro que não é só o produto que vai fazer a diferença sozinho. Mas o fotógrafo com as fotos mais incríveis e sofisticados não vai longe sem produto para acompanhar seu posicionamento. O que mais causa estranhamento é ver tantos profissionais e outros empreendedores fazendo produtos iguais a todo mundo. A mesmice leva a guerra de preços (embora seja melhor ter algo igual ao dos outros do que não ter nada para oferecer). A grande questão é: o que você poderia criar com a sua identidade e pode agradar aos clientes com fotografia. Dá para fazer tudo com foto. Boa fazer?



Quer ajuda nesse processo e quiser mergulhar de verdade no desenvolvimento do seu produto na fotografia? Então participe do Foto+Produto ao vivo que vai ocorrer na próxima terça ao vivo. Saiba mais aqui: FOTO+PRODUTO AO VIVO.


Ou faça na hora que quiser e puder com a versão EAD. Foto+Produto gravado.







0 comentário
bottom of page