top of page

3 insights fascinantes sobre IA para fotógrafos(as)

Compartilho aqui algumas descobertas recentes que acredito que vão te interessar



A inteligência artificial dominou a pauta em portais de notícias nos mais variados mercados. Na fotografia não foi diferente, contudo para muitos ela não parece ter chegado "na ponta". Ou seja, não parece ter afetado a rotina ou ter tido impactos reais nos negócios. Ainda assim, ela avança no mercado. Surgem soluções das mais variadas com avanços reais no Photoshop e afins, nas redes sociais, em apps e geradores de IA. Ela apresenta oportunidades e ameaças e terá sim efeito maior no mercado nos próximos anos (meses?).


Já abordei aqui os 3 tipos de fotógrafos quando o assunto é IA na fotografia. Confira >>> As 3 Principais razões que estão levando fotógrafos(as) a criarem com I.A. na fotografia


Sobre os 3 insights que quero compartilhar. Aqui estão:


1 - Valor! A IA tem algo mais próximo dos NFT e da fotografia analógica do que poderíamos imaginar. Ela gera imagens únicas com base em comandos (prompts). Toda vez que você repete o prompt ela gera algo único. Se você não salvar, perdeu. Por isso fotógrafos e artistas estão usando esse apelo para séries limitadas de produtos. O que é escasso tem valor!


2 - Monetização! Fotógrafos e artistas visuais usando a IA de forma mais avançada já estão criando produtos e serviços exclusivos. Sejam eles impressos, serviços com IA com imagens, alguns estão expandindo o uso da IA da foto para o vídeo. O fato é que esses artistas e fotógrafos estão em outro nível e muito conectados com essas possibilidades que a IA proporciona. Aliás, estão surgindo novos produtos e serviços graças a tecnologia. Isso deve se intensificar.


3 - Equipamentos! A IA generativa está se integrando ao hardware. Surgem novos equipamentos como câmeras e smartphones que estão trazendo a IA já nativos no equipamento. Na prática, isso representa uma transformação na forma como as pessoas capturam imagens. Isso deve se intensificar e popularizar mais a IA na vida das pessoas. E claro, apresentando desafios para o que é real ou não na nossa rotina.


Curiosamente a IA apresenta impactos por conta desses avanços. Um exemplo: surgem câmeras com autenticação como o caso dos anúncios recentes da Leica, Sony e da própria Adobe. Câmeras que geram imagens autenticadas direto no clique gerando uma assinatura na imagem, um selo.


A IA puxa a impressão em labs e printers mundo afora. Isso é boa notícia porque é mais uma forma de monetização tanto para artistas quanto para quem imprime.


A IA puxa o mercado NFT. Vários artistas estão vendendo prints + NFTs. Ou só NFTs e criar um arquivo com garantia de procedência com a ajuda da blockchain é uma ótima notícia.


Essa tecnologia vai avançar ainda mais em 2024. Os principais relatórios de tendências de marketing, design, criatividade, negócios e fotografia indicam isso. Prepare-se para mais mudanças.


Se quiser aprender, entender e participar desse universo da IA na Fotografia entre para o Grupo VIP Fotograf.IA (é pago, mas vale a pena). São mais de 9 horas de conteúdo exclusivo, ebook com mais de 200 páginas e um pouco de tudo para você ter uma visão completa sobre essa tecnologia e seus impactos e oportunidades na fotografia. Saiba mais >>> Fotograf.IA



0 comentário
bottom of page