Com base na minha experiência, no contato com profissionais e artistas envolvidos, já posso elencar algumas das principais razões que estão levando fotógrafos(as) a usarem a tecnologia
No fim de 2022 eu indiquei nos conteúdos de tendências que costumo fazer que a IA seria dominante na fotografia. Dito e feito. Porém para muitos essa realidade da IA não parece presente como tendência em algo que não se apresenta nem como oportunidade ou ameaça.
Contudo, vale pararmos para analisar o que ocorreu do fim do ano passado por parte dos consumidores. Como o uso massivo da IA para gerar retratos em apps grátis e pagos. Um desses aplicativos obteve milhões de downloads no período no mundo todo. Lembrando que estamos falando de quem consome ou pode vir a consumir fotografia. O que quero dizer é que o fato da tecnologia ainda não te afetar diretamente isso não quer dizer que a IA não vai avançar mais. E o mais importante nisso: a tecnologia não para de se sofisticar em termos de qualidade de imagem, novos recursos e abrindo novas possibilidades para usuários e empresas. Tudo isso em um ritmo sem precedentes.
Vamos para os motivos que estão levando fotógrafos e fotógrafas das mais variadas áreas para usarem a inteligência artificial na fotografia:
1 - Para conhecerem e descobrirem as novas possibilidades com a tecnologia. Fotógrafos(as) pioneiros e afeitos a tecnologia estão explorando e aprendendo com IA. São aqueles com perfil de inovadores que apreciam serem os primeiros a testar qualquer novidade que possa impactar o mercado.
2 - Para criar e praticar a criatividade sem limites. A IA permite criar o que você sempre sonhou e nunca conseguiu. Isso se conecta com o primeiro motivo, mas com um enfoque mais de exercício criativo. Pela primeira vez fotógrafos podem testar e "fotografar" em áreas ou estilos que nunca tiveram contato. No fim, acaba sendo uma maneira de iniciar um projeto autoral de um jeito rápido, divertido e fascinante.
3 - Para quem sabe explorar e desbravar novas possibilidades de faturar. Sim, já tem gente aqui e lá fora faturando com a IA para a venda de produtos físicos (impressão) ou digitais (NFTs). Ou criando serviços usando a tecnologia. Seja para restaurar fotos, estilizar ou mesmo como parte do negócio que já existe na fotografia e que pode ser "potencializado" com a ajuda da IA.
Eu citaria mais alguns bons motivos, mas vou indicar mais 2:
A chance de fazer arte com algo que nunca antes a fotografia possibilitou. Pela primeira vez o fotógrafo tem a disposição uma nova tecnologia que se auto aprimora permitindo inúmeras criações em foto e vídeo usando a tecnologia da IA. E de fazer isso sem necessariamente precisar da câmera. Ou usando acervo já existentes dando novas caras com releituras e recriações das próprias fotos em conjunto com a IA.
E por fim, a oportunidade de ser reconhecido como pioneiro ou referência em um mercado totalmente novo e ainda inexplorado na fotografia. E já vemos exemplos disso no Brasil com fotógrafos e fotógrafas se posicionando nesse sentido.
Espero ter ajudado com a minha visão e opinião. A IA vai transformar ainda mais a fotografia seja pela ótica do fotógrafo, mas sobretudo no próprio comportamento dos consumidores. E lembrando que as ferramentas não param de evoluir, se sofisticar e oferecer recursos inacreditáveis.
Se você quiser aprender sobre isso e ainda participar dessa nova fase sugiro que conheça e adquira o Guia Fotograf.IA. Com ele você entende a como dar os primeiros passos com I.A. na fotografia e conta com inúmeras vantagens como grupo VIP, notícias exclusivas, vídeos e orientação personalizada. Saiba mais e garanta o seu aqui >>> Fotograf.IA
Comments