top of page

Você tem produto?

E ele não precisa ser só físico, mas ele deveria ser parte central do seu marketing na fotografia. Entenda



Está aí algo que vejo faz muitos anos. Fotógrafos e fotógrafas que tem belos trabalhos e não tem produto. E olha que não estou falando só de ter algo físico. O que quero dizer é que eles não tem algo formatado que vai além das imagens em si. A entrega do serviço é feita via link e talvez com sorte esteja lá o nome do "projeto" escrito "casamento da fulana com fulano" ou "aniversário da fulana" e por aí vai. Se fosse só pura preguiça já seria terrível para sua a marca, mas o problema é mais complexo do que isso.



Quando destaco a importância do produto (seja ele físico ou digital) estou dizendo sobre o conceito. Um produto tem nome, descrição, uma proposta e benefícios. Um produto tem história, tem emoção e valores claros. Ele tem design, ele tem identidade e ele empacota suas fotos ou imagens de uma forma valiosa.




Pacote 1, pacote 2 e pacote 3 não é o bastante. Quantos tem essas definições e suas variações. Já não basta você ter seu nome com a assinatura "fotografia" seguindo o que 95% dos fotógrafos profissionais fazem hoje? Eu sei que é confortável e sei da insegurança de valorizar sua marca. "Vão me achar esnobe" ou "não vão entender o que faço". O problema disso é que você perde valor. Marcas fortes e valiosas não são redundantes. Quase sempre uma marca com personalidade não precisa ir acompanhada do reforço da sua área. Em um mercado dominado pela mesmice...o diferente se destaca.

Pedi para a IA criar produto diferente com fotos e que tivesse um visual bacana...


Com o produto é a mesma coisa. Seja ele físico ou digital (na verdade melhor se você tiver os dois). Se você não tem um produto diferente e se ele não tem uma identidade que te represente eu sinto muito. Isso representa desvalorizar a oferta. Isso te faz escorregar no preço. Ou ter dificuldade de justificar o que cobra.



Ah, mas os clientes não querem nada disso. Eles querem as fotos, eles querem rápido e querem qualquer coisa parecida com o que a gente faz pelo menor preço possível. É essa dança que você quer dançar com clientes.



Produto é uma parte importante do marketing. É o que fica para clientes como legado seu e dele. Seja digital ou físico (que tal fazer os dois?). Produto interfere no preço, pede posicionamento de mercado, pede design, branding, pede divulgação (e ajuda nisso) e ainda é lembrança frequente do que você fez ou faz na casa dos clientes (ele fica por lá online ou físico). Pense nisso e responda a pergunta do título com mais respeito pelo seu negócio: Você tem produto?


Se você precisar de ajuda com isso conte com o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Novo Plano de Marketing 2024


A propósito, as imagens deste post foram criadas por mim com IA. A inteligência artificial é uma poderosa ferramenta para o marketing, criatividade, ideias de novos produtos, design e arte. Quem adquire o Novo Plano de Marketing 2024 automaticamente recebe o Guia Fotograf.IA para aprender como isso funciona >>> Fotograf.IA



0 comentário

Hozzászólások


bottom of page