Em um mercado hiper competitivo como o da fotografia, ser mais nichado tem suas vantagens. Embora também requeira coragem e persistência
Responda rápido: melhor ser especialista ou generalista? Essa é um clássico nos dilemas para fotógrafos profissionais. Entenda que o tema é mais complexo do que parece. Vou explicar com um exemplo:
uma fotógrafa de família resolve nichar e se especializa em pets e seus donos. E todo resto? Pois é, mas aqui cabe entender tudo o que envolve a fotografia de família. Para mim, família pode ser batizado, aniversário, sessão com a família, newborn, parto, gestante e por aí vai. Fotografia de família é um segmento com muiiitos nichos.
Agora retomamos a fotógrafa que citei...ela se especializa em pets com seus donos, mas não vai dizer não para trabalhos. Ela segue fotografando clientes de família que por ventura possam aparecer. Não é porque ela nichou em pets com seus "pais" que ela precisa esquecer outras possibilidades. No fim, ela pode mostrar só o que quer vender, mas estar aberta para fazer outros trabalhos similares e conectados com família.
Entenda que quanto mais nichado, mais você estará sozinho(a). Logo, cuidado com suas escolhas. Por outro lado, como dizia Walt Disney: eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor. De fato, olhar e trabalhar com nichos muito específicos ou até criar para atender mercados que nem existiam antes é uma ousadia. E com a vantagem da concorrência inexistente.
Encontrar um nicho interessante tem relação direta com posicionamento de mercado. De perceber onde pessoas/concorrentes não estão trabalhando e focar lá para servir com algo. Em algum momento casais não eram atendidos em ensaios pré-casamento. Mesma coisa para a fotografia newborn e por aí vai. Para encontrar um nicho novo vale duas coisas: prestar atenção ao comportamento dos clientes e notar o que os concorrentes não estão cobrindo. E se por um acaso você acertar com uma oferta para um nicho explorado...por favor...grite bem alto para todo mundo saber (só tenha certeza de que você é de fato único neste sentido). Lembrando que isso (de estar sozinho) em um nicho é bem difícil de acontecer.
Eu confesso que do jeito que o mercado está hoje, melhor ser especialista. Mas de novo, não dá para dizer não para trabalho.
Seja como for...seja qual for a sua decisão...tenha bem definida sua posição de mercado única. E ela depende de algumas questões cruciais: quem você é na fotografia? como quer ser percebido? E no que você acredita que a sua fotografia pode fazer a diferença! Daí até a escolha de atuar com nichos ou como operar como generalista se tornará um pouco menos dolorosa e mais assertiva. Bom trabalho e boa sorte!
O prazer de não ter que te vender nada. Coloco essa frase para você porque vi outro dia e achei relevante. Eu tenho produtos e soluções para te ajudar no marketing da fotografia. Confira abaixo. Mas se você não quiser gastar nada basta entrar no site do Sebrae local que tem bastante conteúdo grátis para você começar agora. E no fim, não estou te vendendo, mas sim é você quem estará comprando :-)
Para quem quer estudar >>> ebooks - Marketing
Para quem quer um Plano de Marketing na Fotografia e colocar a mão na massa >>> Plano de Marketing 2023
Para quem quer uma mentoria com Plano de Marketing >>> Plano de Marketing Premium
Comments