Tamron lidera mercado global de lentes compatíveis e celebra 75 anos com resultados expressivos
- Leo Saldanha

- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Fabricante japonesa reforça sua posição como principal marca independente de lentes.

Este post é patrocinado por Fotto, líder em vendas de fotos e vídeos com tecnologia inteligente, e por Alboom, plataforma líder e referência em sites, inovação e marketing para fotógrafos(as)
Em meio aos desafios do mercado de equipamentos fotográficos, a Tamron segue mostrando fôlego e inteligência estratégica. A marca japonesa, que completa 75 anos em 2025, divulgou recentemente seu relatório anual integrado, revelando que alcançou a maior participação de mercado entre os fabricantes de lentes compatíveis, incluindo sua atuação como fornecedora para outras marcas consagradas.
Segundo o relatório, 55% das vendas de lentes em 2024 foram de produtos com a marca Tamron. Os outros 45% correspondem a lentes produzidas para outras empresas, como a Nikon, que utiliza fórmulas óticas idênticas em modelos da linha Z, mas com sua própria identidade visual.
A previsão para 2025 aponta uma leve evolução da linha própria: 57% das vendas devem vir de lentes Tamron e 43% de lentes OEM. O equilíbrio estratégico entre marca própria e produção para terceiros mostra a força da empresa em diferentes frentes do mercado.
China lidera a demanda global por lentes Tamron
O relatório também revela onde a Tamron tem maior força de vendas:
26% das vendas vêm da China
19% dos Estados Unidos
19% da Europa
17% do restante da Ásia
15% do Japão
4% de outros mercados
Esse panorama ajuda a entender o comportamento global da fotografia, com destaque para a força dos mercados asiáticos na retomada do interesse por equipamentos de qualidade e preço competitivo.
Entre o invisível e o desejado
A Tamron continua investindo em lentes compactas, versáteis, com boa abertura e custo-benefício atrativo. Enquanto algumas de suas criações circulam com seu próprio nome, outras são vendidas com a marca de grandes fabricantes. O fato é que muitos usuários nem se dão conta de que estão usando uma lente desenvolvida pela Tamron.
Um exemplo que gerou comentários recentes foi o 11-20mm f/2.8 Di III-A RXD para Fujifilm X, marcado como descontinuado no Reino Unido, o que levantou especulações sobre disponibilidade regional, reposicionamento de portfólio ou mudança estratégica.
Uma lição de adaptação e consistência
A Tamron mostra como é possível crescer mesmo em um mercado desafiador, mantendo uma estratégia sólida baseada em:
inovação constante
parcerias técnicas de peso
diversificação global
e clareza sobre sua proposta de valor
Em um setor onde muitos fabricantes lutam para manter relevância, a Tamron ensina algo importante: nem sempre é o nome na frente da lente que define o impacto, mas sim a engenharia, a visão e a capacidade de adaptação.
📌 Você usa ou já usou alguma lente Tamron? Sabia que algumas “lentes oficiais” de outras marcas também saem da mesma fábrica? Participe da conversa no @spotlinknews ou no nosso canal no Telegram .🔍 Os bastidores da fotografia também contam a história da imagem.



Comentários