top of page

Talvez seja hora de fazer marketing da (des)influência

Recentemente li um artigo de um especialista. Ele trata de como os milhões de criadores de conteúdo estão entrando em uma nova fase. A fase da (des)influência





Falar a verdade, criticar e ser autêntico no sentido de dizer a seguidores e clientes não só o lado bom das coisas. O resumo do texto da Exame é esse. Achei interessante porque com tanta gente gerando conteúdo (todos nós na verdade) a saturação é um fato. O consumidor fica cansado, esgotado com tanta informação e a tendência quando isso ocorre é uma só: não fazer nada.


Como o artigo coloca, ter um lado espontâneo e desinfluenciar é menos planejado. Já que é sobre ser verdadeiro e deixar as coisas mais espontâneas. Obviamente isso também dá trabalho.


Nas tendências de marketing dos últimos anos e para 2023, ser "de verdade" é fundamental. Talvez neste ponto você pense aí consigo mesmo: o que isso tem a ver comigo?


Um fotógrafo ou fotógrafa faz a postagem falando dos benefícios do negócio dele para clientes. Contando uma história ou mostrando que "vai ser incrível" e isso e aquilo. Você está tentando influenciar o consumidor a acreditar que aquilo é valioso...mas no fim a busca mesmo é pela venda.





Noto em clientes e colegas alguma movimentação distinta nesse importante elemento do marketing da fotografia, a divulgação. Os que estão fazendo de forma mais autêntica já encaram e mostram aos clientes ou possíveis "fregueses" que fazer uma sessão de retratos pode não ser natural e que portanto é importante reconhecer isso. Ou que as pessoas não precisam imprimir sempre e todas as fotos que possuem, mas os momentos mais valiosos sim. Enfim, precisamos identificar e reconhecer esses pontos e checar se eles são mais "vendedores" do que autênticos no sentido de observar a ótica de quem consome.


E fazendo uma autocrítica já considerando isso. O mais natural é que o marketing para fotógrafos seja algo antinatural e que a proposta de colocar o assunto na rotina é mais dolorosa do que parece. Eu tento indicar isso. Algo que vale para o marketing, vale para a fotografia e que no fim nos faz refletir: como ser mais verdadeiro com quem eu quero servir com meu negócio de fotografia?


Se quiser uma ajuda no seu marketing conheça o Plano de Marketing 2023. Ele é autêntico porque é sobre você e vai te ajudar a ter uma visão completa sobre seus problemas de marketing na fotografia. Saiba mais >>> Plano de Marketing 2023

0 comentário
bottom of page