top of page

Sony lança câmera full-frame compacta e versátil para drones e outras aplicações

O novo modelo ILX-LR1 é baseado no a7R V e oferece alta resolução, amplo alcance dinâmico e conectividade LAN





A Sony acaba de apresentar uma câmera full-frame mirrorless com montagem E, mas não se trata de uma câmera convencional. O Sony ILX-LR1 é um modelo compacto e leve, com cerca de 243g (0,54 lbs.), que não possui visor eletrônico nem tela LCD. O ILX-LR1 é uma câmera em forma de caixa que utiliza o sensor Exmor R CMOS de 61 megapixels e o processador BIONZ XR do Sony a7R V, mas em um corpo muito menor e adaptado para uso com drones, transmissão ao vivo, imagens industriais, cobertura remota de eventos e outras situações que exigem uma câmera conectada à rede.


O ILX-LR1 oferece a mesma qualidade de imagem impressionante do a7R V, com alta resolução, amplo alcance dinâmico e uma faixa ISO que vai de 100 a 32000 (nativa). A câmera não tem estabilização de imagem no corpo, mas é compatível com lentes que possuem estabilização óptica. A velocidade de disparo contínuo é limitada a 3fps, enquanto o a7R V consegue atingir 10fps.





Apesar de ser mais voltada para o mercado de imagens industriais, como mapeamento de terrenos com drones e inspeção de grandes estruturas industriais, como torres de TV e rádio, a câmera também tem recursos de vídeo de alta resolução. A câmera grava vídeos em 4K UHD a até 60fps e tem suporte ao perfil S-Log3. O ILX-LR1 pode ser uma boa opção para transmissão ao vivo de eventos, filmagem remota com múltiplas câmeras e outras aplicações de vídeo que requerem pouco espaço ou um ângulo específico de montagem.


O ILX-LR1 lembra as câmeras Panasonic LUMIX BGH1 e BS1H, que também têm um design sem tela e são focadas em drones ou outras situações de filmagem remota. Essas câmeras são baseadas no GH5S e no S1H, respectivamente, e têm mais recursos para vídeo e streaming de alta resolução. Já o Sony ILX-LR1 parece ter mais foco no mercado de imagens industriais do que no cinema e outras atividades criativas.


O sensor full-frame da Sony proporciona um aumento significativo de resolução para fotografias. No entanto, também há espaço para usar o ILX-LR1 em projetos criativos, especialmente na cinematografia com drones.





O Sony ILX-LR1 tem 10 x 7,4 x 4,25 cm (3,9 x 2,9 x 1,7 pol.) e tem pontos de fixação em todas as superfícies para facilitar a montagem. A câmera não usa bateria e precisa ser alimentada por uma fonte DC externa. O Terminal de Energia e Controle permite controlar remotamente a câmera, incluindo captura de imagem, foco e outros ajustes. A câmera tem um slot para cartão SD UHS-II, uma porta USB-C e uma porta micro-HDMI.


O novo Sony ILX-LR1 estará disponível no final de novembro de 2023 com um preço sugerido de US$ 2.950.


Assine (grátis) a melhor e mais completa newsletter sobre o mundo da fotografia >>> Spotlink - Newsletter



0 comentário

Comments


bottom of page