top of page

Samsung defende o uso de IA nas fotos dos seus celulares: “Não existe foto real

Executivo da Samsung diz que toda foto é falsa e que a indústria precisa ser responsável e regulada


Essa deu em vários sites de tecnologia lá fora.


A Samsung acaba de lançar o S24 que basicamente tem todo seu foco em IA e na fotografia não é diferente. Matérias e posts nas redes sociais começaram a criticar a fabricante dizendo que a IA torna tudo irreal e o risco para as fake new, etc. Contudo, a Samsung se defende da ideia de que as câmeras dos seus celulares estão produzindo fotos falsas de IA não só da Lua, mas de quase tudo o que você quiser apontar para elas hoje em dia? Para começar, o chefe de produto da empresa diz que toda foto é falsa.


O vice-presidente executivo da Samsung, Patrick Chomet, disse ao TechRadar recentemente:


Houve um vídeo muito legal do Marques Brownlee no ano passado sobre a foto da lua. Todo mundo estava tipo, ‘É falso? Não é falso?’ Houve um debate sobre o que constitui uma foto real. E na verdade, não existe tal coisa como uma foto real. Assim que você tem sensores para capturar algo, você reproduz [o que você está vendo], e isso não significa nada. Não existe foto real. Você pode tentar definir uma foto real dizendo, ‘Eu tirei essa foto’, mas se você usou IA para otimizar o zoom, o foco automático, a cena - é real? Ou são todos filtros? Não existe foto real, ponto final.



Claro, agora a opinião do executivo causa furor por parte de fotógrafos do mundo todo. A visão do executivo é clara: O que é uma foto, realmente? Lembrando que empresas como Apple, Google e Samsung combinam cada vez mais tecnologias mistas que envolvem IA junto com as câmeras para produzir suas imagens finais de smartphone, entre outras técnicas.


Agora, é claro, o surgimento da IA generativa está realmente trazendo o debate à tona - e os novos Galaxy S24 e S24 Ultra da Samsung são os últimos celulares no mercado que apresentam essa característica.


A visão de Chomet tem um pouco mais de nuance do que “nada é verdade, tudo é permitido”, no entanto. Ele disse ao TechRadar que a indústria precisa ser regulada, que os governos estão certos em se preocupar, e que a Samsung pretende ajudar.

Enquanto isso, ele diz que a estratégia da Samsung é dar aos consumidores duas coisas que ela decidiu que eles querem: uma forma de capturar “o momento”, e uma forma de criar “uma nova realidade”. Ambas usam IA, ele diz - mas as últimas recebem marcas d’água e metadados “para garantir que as pessoas entendam a diferença”.


Obviamente isso não é um caso isolado, já que as principais fabricantes do mundo estão lançando smartphones com IA generativa e com forte impacto na fotografia. Como isso vai mudar ainda mais o comportamento dos consumidores e qual o impacto disso para os profissionais é algo que ainda veremos no tempo. Mas me parece que sentiremos isso em breve os efeitos disso no mercado.



Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 13 horas de conteúdo em vídeo, ebook com quase 300 páginas e dois grupos com mais de 130 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e turbine seu negócio e sua arte na fotografia





0 comentário
bottom of page