top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

Projeto Stardust: a nova ferramenta de IA da Adobe que promete revolucionar a edição de fotos

A Adobe revelou um novo mecanismo de edição sensível a objetos que pode identificar e manipular objetos em imagens com facilidade e rapidez. A nova ferramenta da Adobe permite mover e alterar objetos em imagens sem precisar separá-los manualmente


A Adobe vai anunciar na próxima semana, no evento Adobe Max, uma nova ferramenta de edição de fotos baseada em inteligência artificial, que torna muito mais simples modificar imagens sem ter experiência prévia em edição. Segundo um vídeo promocional (visto via Techspot), o novo “mecanismo de edição sensível a objetos” - batizado de Projeto Stardust - reconhece automaticamente objetos individuais em fotografias comuns, permitindo que eles sejam facilmente movidos e alterados. É parecido com o Magic Editor do Google, anunciado ontem para seus novos telefones Pixel, mas presumivelmente mais poderoso.

Uma rápida demonstração do novo software mostra como os objetos em uma fotografia - como a mala amarela e sua sombra na imagem de exemplo - são automaticamente identificados e selecionados como se tivessem sido recortados usando a ferramenta laço do Photoshop. Em seguida, o vídeo mostra como os objetos podem ser movidos, excluídos ou manipulados como se estivessem em uma camada separada, com o espaço vazio atrás deles sendo preenchido automaticamente para combinar com o resto do cenário.




O Projeto Stardust inclui algo semelhante à “Barra de Tarefas Contextuais” que estreou no Photoshop no início deste ano, que pode detectar automaticamente as próximas etapas do seu processo de design e permitir que você faça edições rápidas. No vídeo de demonstração, ao selecionar uma multidão de pessoas desfocadas no fundo da imagem, aparece na barra de tarefas um botão “remover distrações”, que exclui automaticamente a multidão quando clicado.

O novo mecanismo de edição possui algumas das mesmas capacidades de IA generativa das ferramentas do Photoshop alimentadas pelo Firefly. A gerente de projetos da Adobe, Aya Philémon, pode ser vista selecionando uma área da fotografia e digitando texto em uma caixa de diálogo flutuante para preencher o espaço selecionado com flores geradas por IA. Em outro clipe, o mesmo recurso é usado para substituir itens individuais de roupa em um modelo, selecionando o item (por exemplo, uma jaqueta ou tênis) e depois descrevendo uma nova peça de roupa para colocar no lugar.

Essas ferramentas de design automatizadas estão se tornando mais comuns junto com os avanços da IA generativa. O Canva tem ferramentas de edição semelhantes disponíveis para remover ou alterar objetos em imagens, assim como a ferramenta Magic Editor do Google Photo que vem com os dispositivos Pixel 8. Ainda assim, os detalhes do Projeto Stardust são escassos, e Philémon afirma que os recursos mostrados até agora são “apenas uma fração” das suas capacidades, prometendo que o novo mecanismo vai “revolucionar a forma como interagimos com os produtos da Adobe”. Vamos descobrir mais sobre os lançamentos da Adobe na área de IA em breve com o evento Adobe Max.


Se a IA dominou a fotografia em 2023, imagine como será em 2024...


Em tempo, aprenda e comece a dar os primeiros passos com IA na Fotografia com o Guia Fotograf.IA. Saiba mais aqui >>> As novidades do Guia Fotograf.IA para te ajudar ainda mais nos primeiros passos com IA na Fotografia




0 comentário

Comments


bottom of page