Projeto Leica mulheres na fotografia: Celebrando olhares femininos de diferentes países
- Leo Saldanha
- 10 de mar.
- 3 min de leitura
No Dia Internacional da Mulher, premiação reconheceu o talento e a diversidade em narrativas visuais criadas por fotógrafas de quatro países

Patrocínio deste site: Fotograf.IA + C.E.Foto
A Leica Camera anunciou, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as vencedoras da sexta edição anual do Prêmio Leica Women Foto Project. Com o tema "Unidade Através da Diversidade", a iniciativa convidou fotógrafas a submeterem ensaios fotográficos que explorassem a importância da conexão em tempos de divisão, expressados através da perspectiva feminina.
As premiadas deste ano foram Priya Suresh Kambli (EUA), Jennifer Osborne (Canadá), Koral Carballo (México) e Anna Neubauer (Reino Unido), selecionadas por um painel de jurados notáveis, incluindo fotojornalistas premiados e renomados colaboradores do mundo da fotografia. Cada vencedora receberá uma câmera Leica SL3, uma lente Vario-Elmarit-SL 24-70mm f/2.8 ASPH e um prêmio em dinheiro de US$ 10.000.
"A cada ano, nossas candidatas continuam a inspirar a comunidade através da reflexão e celebração", disse Karin Kaufmann, Diretora de Arte e Representante-Chefe da Leica Galleries International. "O Leica Women Foto Project atrai talentos notáveis que colocam a individualidade em primeiro plano em seus trabalhos. Cada artista selecionada como premiada tem uma abordagem única para a fotografia e como ela ressoa com sua própria narrativa."
O projeto serve para destacar a forma como diversificamos nossas comunidades através de histórias visuais e enfatizar o empoderamento feminino por suas criadoras. Este prêmio tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do alcance das narrativas visuais, fornecendo bolsas em colaboração com Women Photograph, Women Street Photographers e Photoville.
Vencedoras do 6º Prêmio Anual Leica Women Foto Project

Priya Suresh Kambli (EUA): "Arquivo como Companheiro" - O trabalho de Priya Suresh Kambli é profundamente pessoal e enraizado no contexto da experiência migrante. Inspirada por uma exposição de retratos indianos pintados à mão, ela começou a intervir em seu arquivo familiar para explorar temas de identidade, memória e pertencimento. Ao longo de sua prática de vinte anos, Priya revisitou, reimaginou e recontextualizou retratos e relíquias familiares, construindo um arquivo que a conecta tanto às suas raízes ancestrais quanto à sua terra adotiva.

Jennifer Osborne (Canadá): "Fairy Creek" - A série fotográfica cativante de Jennifer Osborne leva os espectadores ao coração dos protestos de Fairy Creek, onde ativistas se uniram para proteger as florestas antigas da Ilha de Vancouver. Osborne começou a documentar a vida dentro dos bloqueios de protesto uma semana antes do início da aplicação da lei, capturando os momentos crus e não filtrados daqueles primeiros dias. Através de imagens poderosas, ela destaca a solidariedade inabalável dos ativistas e sua determinação.

Koral Carballo (México): "O Sangue Chama" - Os ensaios fotográficos de Koral Carballo combinam fotografia e história oral para explorar a busca por identidade entre comunidades afrodescendentes e mestiças em Veracruz, México. Através de imagens poderosas, ela descobre as raízes de traumas familiares complexos, convidando os espectadores a refletir sobre suas próprias conexões com o passado. Seu projeto representa tanto sua jornada pessoal quanto uma exploração mais ampla de injustiças históricas.

Anna Neubauer (Reino Unido): "Cinzas da Pedra" - O projeto documental em andamento de Anna Neubauer é um poderoso ensaio fotográfico que retrata indivíduos que desafiam as normas sociais de beleza, força e identidade. Através de retratos marcantes, Neubauer apresenta pessoas de diversos contextos culturais e socioeconômicos em ambientes empoderados, amplificando vozes marginalizadas e incentivando o público a repensar visões tradicionais de feminilidade e força.
A celebração do talento feminino na fotografia coincide com um marco histórico para a Leica, que em 2025 comemora o centenário da Leica I, a primeira câmera de 35mm produzida em massa, que foi apresentada ao público na Feira de Primavera de Leipzig em 1925. Sob o tema "100 Anos de Leica: Testemunha de um Século", a Leica Camera AG comemora este marco que transformou a fotografia em todo o mundo com eventos internacionais em grandes cidades como Dubai, Milão, Nova York, Xangai e Tóquio.
Para mais informações sobre o Prêmio Leica Women Foto Project 2025, visite o site oficial da Leica.
Torne-se membro da Comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto e tenha acesso a análises exclusivas e o melhor conteúdo sobre negócios e inovação da fotografia brasileira.
Por que virar membro da comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto ?
porque você tem acesso a melhor informação para te ajudar no seu negócio de fotografia
porque você tem contato com as tendências e principais inovações que estão afetando nosso mercado
porque você vai se manter informado e ter acesso a oportunidades
porque informação de alto nível é poder!
A Comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto oferece acesso exclusivo a:
Gravações completas das apresentações e notícias exclusivas.
Materiais complementares (ebooks, notícias, testes e mais).
Networking com profissionais que já estão usando IA para escalar seus negócios.
Comunidade exclusiva para tirar dúvidas e muito mais
Saiba mais e vire membro aqui >>> Fotograf.IA+C.E.Foto

Comments