top of page

Produtos químicos da Kodak voltam à vida pelas mãos de empresa americana

A Photo Systems Inc adquiriu a licença mundial para fabricar e distribuir os produtos químicos da marca Kodak Professional, que estavam ameaçados de extinção



Os amantes da fotografia analógica podem respirar aliviados: os produtos químicos da marca Kodak Professional, usados para revelar filmes em preto e branco e coloridos, não vão desaparecer do mercado. Pelo contrário, eles estão sendo relançados por uma empresa americana que já tem experiência na produção desses produtos.


A empresa em questão é a Photo Systems Inc, sediada em Dexter, Michigan. Ela anunciou em um comunicado que obteve a licença mundial da Eastman Kodak, a proprietária original da marca, para fabricar e distribuir os produtos químicos da Kodak Professional. A notícia foi divulgada pelo fotógrafo John Sexton em sua newsletter na quarta-feira (15).


A Photo Systems Inc já era uma parceira da Kodak Alaris, a empresa que comercializa o filme produzido pela Eastman Kodak. Ela fabricava os produtos químicos para a Kodak Alaris até 2020, quando esta vendeu seu negócio químico para a Sino Promise, uma produtora chinesa. No entanto, a Sino Promise decidiu sair do ramo de fotoquímicos no início de 2023, colocando em risco o futuro dos produtos químicos da Kodak Professional.

Foi então que a Photo Systems Inc iniciou o processo de negociação com a Eastman Kodak para obter a licença direta da marca. O acordo foi fechado em setembro de 2023 e permitiu que a Photo Systems Inc retomasse a produção dos produtos químicos sob a marca Kodak.



Segundo o comunicado, a empresa pretende reintroduzir toda a linha de produtos em preto e branco até 15 de dezembro de 2023, seguida pelos produtos coloridos C-41, E-6 e RA-4. A empresa também está no processo de estabelecer uma rede de distribuidores em todo o mundo e espera começar a exportar os produtos no primeiro trimestre de 2024.

O comunicado ressalta que a marca Kodak Professional tem uma longa e rica história e uma reputação de excelente qualidade. “Ela conquistou um público dedicado e apaixonado entre os entusiastas da fotografia analógica, e estamos prevendo que a marca estará amplamente disponível em 2024”, diz o texto.


O anúncio foi recebido com entusiasmo por muitos fotógrafos, que estavam preocupados com a escassez de muitas formulações populares da Kodak. Em tempo: matéria recente da Revista Amateur Photographer mostra que o interesse pela fotografia com filme está firme e forte: Boom da fotografia de filmes ainda é forte, dizem varejistas - Fotógrafo Amador (amateurphotographer.com)


Assine grátis a melhor e mais completa newsletter da fotografia >>> inscreva-se no Spotlink


Com informações de Kosmo Photo

0 comentário

Comments


bottom of page