Porque a fotografia é paixão e um negócio com perfil quase sempre tático
Lido com muitos profissionais e digo com tranquilidade: fotógrafos(as) não tem um plano! Um objetivo, um número a ser atingido.
Quase sempre todos atuam pensando em:
preciso faturar
preciso de mais clientes e por aí vai.
Eu entendo essa postura, mas isso não quer dizer que você não possa rever isso.
Por que um plano ajuda? Porque você sabe o que quer e daí tem que se movimentar para conseguir o que definiu. Simples assim. E claro, planos mudam, mas os objetivos seguem os mesmos. Ou seja, ter uma rota definida é saber que o ponto de destino é importante para chegarmos em algum lugar, mas entendendo que mudar o caminho de acordo com os desafios é parte do jogo.
Como começar? Saindo do modo tático. Não que você vá deixar de buscar o que precisa (clientes e faturamento). A diferença é que o que vai ditar as ações táticas é o plano. E qual o passo inicial? Arranque uma folha e comece a escrever: defina quem é você, seu posicionamento de mercado, sua marca, perfil de cliente, nicho, qual o produto ou serviço, preço, divulgação e presença. Essas últimas linhas podem ser resumidas em duas palavras: branding e marketing.
Plano é estratégia. Com metas e a conquista lá na frente. Algo que é feito com cronograma. E quando você atinge o que buscava, refaz o plano com um novo objetivo.
Lembrando: objetivo sem um plano é só um sonho.
Precisa de ajuda com isso? Sugiro entrar para o Clube do Empreendedor da Fotografia.
Comments