top of page

Parceria entre Runway e Getty Images promete vídeos de IA mais seguros para direitos autorais

Startup de IA Runway usa conteúdo licenciado da Getty Images para gerar vídeos a partir de texto ou fotos, segundo executivos das duas empresas à Axios

A Runway, uma startup de IA que converte texto e fotos em vídeo, fechou um acordo com a Getty Images que lhe permitirá oferecer uma versão mais “protegida comercialmente” de seu mecanismo de IA, informaram executivos das duas empresas à Axios.


A novidade acompanha a tendência das empresas de IA que estão buscando oferecer alternativas para empresas que precisam de maiores garantias legais contra possíveis violações de direitos autorais.





A Adobe e a Getty Images destacaram que seus mecanismos de IA generativa foram baseados em conteúdo licenciado. A Getty lançou seu serviço de transformação de texto em imagem em setembro, enquanto a Adobe introduziu ferramentas de IA generativa ao longo do ano, tanto em produtos já existentes quanto sob o codinome Firefly. Alguns motores treinados de forma mais abrangente também se propuseram a ressarcir os clientes em caso de reclamações de direitos autorais. A OpenAI, por exemplo, anunciou em seu DevDay de novembro que fornecerá proteções legais para clientes corporativos e de API. Por trás das câmeras: A Runway e a Getty se uniram para atender empresas que querem combinar sua propriedade intelectual com um mecanismo de IA sem receio de processos de direitos autorais.







Alguns detalhes importantes do serviço Runway-Getty, como preços, ainda não foram divulgados. Por enquanto, a Runway está trabalhando diretamente com clientes corporativos e tem uma lista de espera, mas o CEO da Runway, Cristóbal Valenzuela, disse que pode haver uma opção mais de auto-serviço no futuro. O que eles dizem: Valenzuela disse que o modelo Runway-Getty oferece às empresas algo parecido com uma casa pré-montada que elas podem personalizar, inclusive com seu próprio estilo, produtos e personagens.





“Na maioria das vezes, não faz todo o trabalho”, disse Valenzuela em entrevista. “Faz 90% e depois você ajusta o que quiser.” O diretor de produtos da Getty, Grant Farhall, disse ao Axios que a ferramenta de IA da Getty que gera imagens a partir de texto mostrou que é possível criar “modelos de IA generativos eficientes e de alta qualidade a partir de um conjunto de conteúdo e dados de origem responsável”.


O fato é que os geradores de IA para vídeo estão em um momento tão forte quanto os de imagens como Midjourney e Dall-E 3. Aliás, Stable Diffusion lançou uma ferramenta própria para vídeos. Runway parece estar na frente em recursos e agora também com essa parceria importante com a Getty.


Aprenda e prepare-se para aproveitar essa forte tendência da IA que deve avançar ainda mais em 2024. Faça parte do Grupo VIP Fotograf.IA. Ao fazer parte você garante acesso a mais de 9 horas de conteúdo em vídeo e mais de 200 páginas na versão 4.0 do ebook. E assim você entende a IA com foco em conteúdos de plataformas grátis e pagas, design, marketing, edição e fluxo de trabalho e muito mais. Veja detalhes e participe clicando aqui >>> Fotograf.IA






0 comentário

Comments


bottom of page