top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

Os números da CIPA mostram como está o mercado de câmeras profissionais em 2023

Dados da CIPA mostram sinais de estabilidade na produção e no envio de câmeras digitais e lentes intercambiáveis após anos de queda nas vendas.



A Associação de Produtos de Câmera e Imagem (CIPA) publicou recentemente seus dados de produção e envio totais de câmeras digitais e lentes intercambiáveis para o mês de junho de 2023. As empresas membros da CIPA enviaram um total de 671.384 câmeras digitais e 830.352 lentes intercambiáveis em junho. Considerando apenas as câmeras com lente intercambiável (DSLRs e mirrorless combinadas), foram enviadas 527.251 unidades em junho, e as câmeras digitais com lente fixa somaram 144.133 unidades enviadas.





Embora o número total de câmeras digitais enviadas em junho deste ano seja ligeiramente inferior ao que foi enviado no mês anterior, com uma queda de 5,2% em relação a maio, os envios totais de junho de 2023 estão em um nível semelhante ao de junho de 2022, com um leve declínio de apenas 1,9% ano a ano. As informações foram divulgadas recentemente pelo site DPReview.





Olhando para o ano até agora, a tendência parece mais estável, com os envios entre janeiro e junho de 2023 em cerca de 98,5% do que estavam no mesmo período do ano anterior. Além disso, houve um aumento constante nos envios totais de câmeras digitais a cada mês de janeiro a maio deste ano, em comparação com uma tendência um tanto inconsistente no mesmo período para 2021 e 2022 (embora o mercado de câmeras tenda a ser sazonal, e não plano, em qualquer ano dado). Da mesma forma, para apenas os envios de lentes intercambiáveis em 2023 até agora, vemos um aumento constante nas unidades enviadas entre janeiro e abril, após o qual o número de envios permanece estável entre abril e junho - mas sem diminuir, pelo menos ainda não.





Cerca de três anos depois, os níveis de produção de câmeras e lentes ainda não estão onde estavam antes da pandemia. A produção total de câmeras digitais, até agora este ano, está ligeiramente abaixo, com uma queda de 2,8% em comparação com o ano passado. É uma história semelhante quando consideramos as lentes intercambiáveis, com uma queda de 6,2% na produção entre janeiro-junho de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.


Embora esses números da CIPA não sejam motivo para comemoração ainda, talvez estejamos começando a ver alguns sinais de estabilidade do mercado. Pelo menos, alguma positividade é refletida nos dados financeiros de alguns dos principais fabricantes de câmeras.


No relatório de fim de ano fiscal da Nikon (1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023), a fabricante destaca as fortes vendas de sua principal câmera Z9 e lentes para câmeras mirrorless. O relatório financeiro da Nikon também afirma que a unidade de negócios de Imagem viu uma recuperação nas unidades enviadas graças a melhorias na aquisição de componentes após a escassez global de semicondutores. Em termos de perspectivas futuras, a Nikon espera que a demanda por produtos de imagem de médio a alto padrão "permaneça sólida" para o próximo ano fiscal, mas admite no mesmo relatório que o mercado geral ainda pode contrair mais em 2024.


Os resultados financeiros do segundo trimestre da Canon (1º de abril - 30 de junho de 2023) indicam uma demanda por produtos de imagem digital, especialmente por câmeras mirrorless, com vendas estáveis da EOS R6 Mark II, EOS R7 e EOS R10 Full frame. No ano passado, a Canon também anunciou mais duas câmeras mirrorless APS-C, a EOS R50 e a EOS R100, que também foram bem recebidas pelos clientes, de acordo com porta-vozes da Canon:


“Desde o ano passado, lançamos seis câmeras mirrorless, desde modelos de entrada até modelos avançados para amadores, em um esforço para fortalecer nossa linha da série EOS R”, disse a Canon Inc. “No segundo trimestre, as vendas desses novos produtos foram fortes, e as vendas de lentes RF junto com as unidades de câmera aumentaram, resultando em um crescimento de vendas de dois dígitos.”


A perspectiva da Canon para o seu terceiro trimestre e além também permanece otimista, afirmando que espera que a demanda por produtos de imagem digital permaneça forte, dizendo ao DPReview:


“Quanto às câmeras, esperamos que o mercado cresça ligeiramente para 5,85 milhões de unidades em 2023, à medida que a demanda do usuário é estimulada por novas câmeras mirrorless lançadas por cada empresa”, disse a Canon Inc. “Para o ano inteiro também, vamos buscar um crescimento de vendas de dois dígitos e vendas de unidades de 2,9 milhões de unidades, que superam as do ano passado.”


A indústria de câmeras mudou completamente nos últimos 10 anos. Curiosamente a matéria da DPREview não mostrou dados de outras marcas. Contudo, sabemos das presenças consistentes da Sony e Fujifilm neste mercado. O motivo da estabilidade é a recuperação com a melhoria do mercado com a solução dos problemas com peças e suprimentos. Outro fator, é o próprio reaquecimento do mercado pós pandemia.


O fato é que enquanto isso, os grandes vendedores de câmeras do mundo são os fabricantes de smartphones. Se quiser um olhar sobre isso veja esse conteúdo >>> O momento das "câmeras" em 2023 (enfbyleosaldanha.com)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page