top of page

Oppo e Hasselblad anunciam parceria para criar câmeras HyperTone com IA para 2024

As duas empresas prometem uma revolução na fotografia computacional, com imagens mais claras, menos ruído e maior alcance dinâmico


A Oppo e a Hasselblad estão trabalhando juntas para desenvolver os novos sistemas de câmera HyperTone para os próximos telefones Oppo, que devem trazer uma nova era na fotografia computacional, com imagens melhoradas pela IA. O sistema de câmeras HyperTone vai aumentar a clareza em 30% e diminuir o ruído em 60% usando a fusão AI RAW, que depende de um novo algoritmo que exige 400% mais capacidade de processamento.


O sistema de câmeras também conta com o HyperTone ProXDR Display, que pode oferecer até oito vezes mais alcance dinâmico na tela, retratos mais realistas com tons de pele mais naturais e um efeito bokeh mais cinematográfico. A série Oppo Find X7 deve ser a primeira a contar com esse sistema de câmeras.


Oppo e Hasselblad são duas marcas que têm se aproximado cada vez mais, com o nome da segunda aparecendo na traseira de vários telefones feitos pela primeira. Isso inclui o Oppo Find X6 Pro e deve incluir os futuros telefones de 2024 e talvez mais. Como parte dessa aproximação, as duas empresas anunciaram uma parceria que vai resultar nos novos sistemas de câmeras HyperTone para os aparelhos do ano que vem.


Mais do que apenas colocar o nome Hasselblad nos telefones Oppo, a parceria pretende “iniciar uma nova era na fotografia computacional”, algo que deixa claro o que podemos esperar daqui para frente - imagens que usam o poder da inteligência artificial para nos dar as melhores fotos possíveis.


Superando os desafios tradicionais da fotografia computacional Em um comunicado de imprensa publicado no site da Oppo, o novo sistema de câmeras vai fazer com que a Oppo “lidere uma revolução seguindo a estética em vez de se basear nas tradições da indústria de certas especificações técnicas”. Para isso, a Oppo vai usar muito o que a IA pode fazer para aprimorar as fotos que tiramos.


Eles têm alguns números grandes para mostrar isso também. O sistema de câmeras HyperTone vai melhorar a clareza em 30%, nos dizem, e também vai reduzir o ruído em incríveis 60% usando a fusão AI RAW. O novo algoritmo precisa de 400% mais potência de computação para funcionar, mas a imagem final vai valer a pena, nos dizem.


O novo sistema de câmeras também vai ter muitos termos técnicos para acompanhar. “O sistema de câmeras HyperTone vem com o HyperTone ProXDR Display líder da indústria”, diz o comunicado de imprensa. “Ao medir com precisão o brilho de 12 milhões de pixels, a tecnologia ProXDR pode liberar até oito vezes mais alcance dinâmico na tela, restaurando o tom natural para tornar as fotos mais realistas.” Eles acrescentam que a Oppo também está trabalhando para fazer o ProXDR compatível com o padrão Ultra HDR existente.


Além dos novos recursos HDR, também podemos esperar retratos melhorados com tons de pele mais fiéis e um efeito bokeh mais cinematográfico. Quanto a quando tudo isso vai estar disponível para todos, a série Oppo Find X7 deve ser a primeira oportunidade que teremos de experimentar o sistema de câmeras Hypertone atualizado.


A propósito, entenda e aprenda sobre a IA na fotografia com a versão 4.0 do Guia Fotograf.IA >>> Fotograf.IA

0 comentário
bottom of page