top of page

O que estou lendo: a fotografia profissional se tornará obsoleta com o avanço da IA?

Essa afirmação está em um texto relevante de um apaixonado por fotografia. Os pontos que ele aborda merecem sim atenção


Retrato criado com Midjourney na última versão. Não dá mais para saber quando é foto ou não


Ontem, Anup Sheshadri, publicou no Medium um texto sobre o tema. Ele conta como entrou na fotografia com uma DSLR e de lá para cá notou as transformações. Agora com IA e smartphones ele vê esse impacto e que as barreiras de entrada e a curva de aprendizado se tornaram ainda menores. Vale a leitura (ative o tradutor no seu browser) >>> Fotografia profissional se tornará obsoleta com avanços em IA | por Anup Sheshadri | Janeiro, 2024 | Média (medium.com)



Minha opinião - Nos últimos dez anos vimos a fotografia virar de ponta cabeça mais uma vez e nos últimos 4 anos isso se acentuou ainda mais. A fotografia sentirá os impactos da IA seja no hardware, programas e no comportamento de consumo dos clientes e do mercado. A concorrência vai aumentar ainda mais, o marketing e a identidade terão que caminhar juntos e os fotógrafos e fotógrafas que quiserem continuar terão que investir na marca (seja ela autoral ou comercial) e abraçar a tecnologia da IA para não perderem tempo e nem ficarem obsoleto. Lembre-se: a fotografia é movida por tecnologia e os ciclos de mudança estão cada vez mais rápidos. Logo, estudar e se adaptar serão ainda mais importantes. Questão de sobrevivência.


Em tempo: se quiser aprender e entender a dimensão da IA na fotografia faça parte da iniciativa Fotograf.IA. Saiba mais aqui >>> Fotograf.IA com Grupo Vip, ebook exclusivo e muitas outras vantagens para você se evoluir com IA na fotografia (enfbyleosaldanha.com)


Se quiser aprender sobre o novo marketing da fotografia (com IA e tudo o que está ocorrendo) participe da Semana do Marketing para Fotógrafos(as) >>> Semana do Marketing para Fotógrafos(as) - 3 motivos para participar (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário
bottom of page