top of page

Não esqueça do produto

Atualizado: 27 de fev. de 2023

No marketing da fotografia pensar no que vai ficar para o cliente é uma questão de legado, posicionamento e diferenciação





A foto impressa é a representação do serviço. Mais do que isso, é a possibilidade de garantir aos clientes que tenham algo tangível para relembrar eventos, momentos e situações importantes.


Algo que vale para para quase todas as áreas da fotografia. E mesmo áreas que parecem não fazer sentido ter algo físico pode ser repensado. Aliás, a foto física pode servir como mimo, como apelo decorativo para marcas parceiras do seu negócio de fotografia.





Aos fotógrafos e fotógrafas de quase todos nichos ter produto é fundamental. O fato é que agora é possível fazer tudo com fotografia impressa. Dá para personalizar da maneira que você quiser. Então, porque vemos tudo tão parecido nesta parte nas mais variadas atuações de profissionais do mercado? Isso, claro, quando o fotógrafo ou fotógrafa oferece produto impresso. Sei que muitos que atuam no ramo hoje vende só arquivos digitais, porque é mais fácil ou porque os clientes querem desconto. E lá na frente daqui uns bons anos...essas imagens vão se perder ou serão esquecidas?





O papel de lembrar e relembrar a importância do produto impresso é do fotógrafo. De mostrar aos clientes quais as vantagens, os diferenciais e como isso faz a diferença. A foto no papel é um item emocional. De valor inestimável. E por isso mesmo precisa de excelente acabamento e feita com os melhores fornecedores e que dura por décadas e décadas.





Produto na fotografia é um P importante do marketing. Ele se conecta com preço (justifica o investimento e valoriza a oferta), está ligado ao posicionamento de mercado da sua marca. E é uma forma de estar sempre perto do cliente (sua foto na parede ou álbum estará lá na casa do cliente). Logo, produto também presença e divulgação. Passa de mão em mão e leva sua marca por entre amigos, parentes e indicações poderosas de boca a boca.





Em tempos tão e cada vez mais digitais, o produto impresso não exclui a tecnologia. Na verdade, mesmo na fotografia blockchain ele aparece como uma tendência. É o que chamamos de "Figital". Físico + digital". E isso é chance de criar produtos híbridos como nunca antes tivemos.


Cada negócio de fotografia tem seus desafios constantes: para alguns é divulgação, para outros posicionamento de mercado, para outros é presença e para quase todos o produto é uma questão.


Dentro do Plano de Marketing 2023 essa questão do produto é um item relevante e crucial. Se precisar de ajuda com produto e todo o resto do marketing na fotografia conte com o Plano de MKT 2023. Em tempo: se você garantir seu Plano de Marketing a partir deste link você ainda ganha o Guia Foto+Produto sobre a importância do produto na fotografia. Basta dizer ao fazer o contato neste link >>> Plano de Marketing 2023




0 comentário
bottom of page