Um erro comum que muitos cometem no marketing da fotografia: achar que as coisas serão sempre as mesmas
O universo em movimento e você aí achando que seu negócio de fotografia vai ficar estático. Isso vale para quem está bem, para quem está mais ou menos e para quem está precisando de ajuda. Aliás, essa é a beleza de um mercado...as coisas mudam e isso é bom para todo mundo.
Costumo dizer que existem 3 tipos de fotógrafos quando o assunto é marketing:
1 - os que não estão nem aí (o marketing ocorre de forma caótica)
2 - os que estão aí, mas fazem no estilo "mais do mesmo"
3 - os que estão indo bem e fazem o marketing direitinho (nem parece marketing)
Os dois primeiros tipos ficam trocando de posições o tempo todo. Vai, começa, não deu certo e volta para o caos. E depois retomam para o "mais do mesmo" até cansarem de novo. Nem preciso dizer o quanto isso é desgastante.
Os do tipo 3 são mais raros, mas existem. Esses tem só um problema: o estresse existe do mesmo jeito e é fácil cair no jogo do "está tudo certo e não preciso fazer mais nada".
É fácil cair na armadilha de achar que nada precisa ser feito quando as coisas funcionam. Em tempo: funcionar aqui quer dizer faturar bem com fotografia.
Metamarketing é um termo que acredito ser bem adequado para definir a necessidade de um marketing que olha para si mesmo. Traduzindo: olha para o que está fazendo e avalie o que pode melhorar sempre. Li um livro recente sobre um piloto de caças norte-americano e ele destaca essa conduta militar: a cada missão notar o que pode melhorar, o que foi bem e o que está ruim. Vale inclusive para quando tudo está perfeito (uma dica: nunca está).
Empresas japonesas que fabricam câmeras fazem isso. ouvem clientes e melhoram produtos, melhoram serviços e avançam no que podem. Cada dia um pouco mais.
Claro, fácil falar...eu mesmo sofro com isso. Mas temos que considerar a importância de tentarmos evoluir sempre que possível.
Voltando ao título: melhor ter um plano do que nenhum. Desde que ele tem relação direta com aquilo que você quer alcançar. Aí aqui entra a minha pergunta: o que você quer? Alguns querem reconhecimento, outros vender mais e outros não sabem (o que é triste e muito comum). Eu espero que você tenha algum plano, mesmo que ruim. E espero poder te ajudar seja você do tipo 1, 2 ou 3. Sempre podemos melhorar. O novo plano de marketing 2024 pode te ajudar com isso >>> Novo Plano de Marketing 2024
Comments