top of page

Marketing: quando o reconhecimento é gratificante

Caso recente que ocorreu comigo serve como exemplo desse novo marketing da fotografia


Marketing antes era só sobre criar um produto ou serviço e sair vendendo por aí. Hoje você deveria encontrar produtos/serviços para atender as necessidades dos clientes. Isso vale para a fotografia e qualquer negócio na verdade.


Recentemente fiz um curso de IA na Fotografia e recebi esse feedback da fotógrafa Van Sallesaro: Fiz uso do seu livro "Marketing Básico para Fotógrafos" como referência e citado várias vezes no TCC de Pós-graduação da USP, onde o tema era "Estratégias de Marketing digital do fotógrafo freelancer em um mercado leigo e saturao"...seu livro me ajudou demais, pois livro sobre fotografia e marketing é escasso.


Depois abordei Van para perguntar se poderia relatar isso com seu depoimento. É gratificante quando aquilo que a gente cria serve para algo. Quando tem esse poder de legado, de transformar, colaborar e contribuir. Van me mandou o TCC e saber que o livro "Marketing Básico para Fotógrafos(as)" serviu de referência para um trabalho de conclusão dela na mais importante instituição de ensino da América Latina me encheu de orgulho. Espero que as escolas de fotografia e universidades coloquem mais foco em suas grades quanto a isso. Da importância de um olhar de marketing e outras questões fundamentais na formação de um profissional. Seja gestão de tempo, marketing, finanças e tudo mais além da fotografia. Só assim teremos mais fotógrafos e fotógrafas ao menos um pouco mais preparados para a realidade dura do mercado.


Em tempo: o livro Marketing Básico para Fotógrafos está disponível em várias das minhas ofertas abaixo:







0 comentário

Comments


bottom of page