top of page

Marketing: a dica é começar (ajustar e manter)

Não importa o seu momento ou nível de experiência no negócio da fotografia, o importante é ter o marketing sempre na rotina


Você precisa do marketing na fotografia por várias razões: para aparecer, para lançar novidades, para ser reconhecido e valorizado. Serve também para vender e gerar impacto.


Para quem não sabe fazer marketing minha dica é começar. Melhor do que não fazer nada. Comece olhando para você e o mercado e faça um rascunho do que precisa ser feito:


Quem é você e o que quer atingir e como quer ser visto?

Como você é visto hoje?

O que te move na fotografia? Quanto mais específico melhor.


Escreva no papel e pontue os itens acima.


Aproveite para escrever também:


Qual seu produto e serviço? Para que ele serve para o cliente e como é diferente do que é oferecido por colegas?

Qual é a sua comunicação? Como está divulgando e como pode melhorar? Você fala só de você ou coloca os clientes como protagonistas?

Qual a sua frequência? E você aparece no lugar em que estão os clientes? Seja física ou virtualmente?

Como você se valoriza? Qual preço cobra? Já pensou em como melhorar isso?


Tudo o que foi colocado acima é a base do marketing. Serve tanto para artistas, marcas, fotógrafos, empreendedores da fotografia. Todo fotógrafo tem uma marca, é visto de alguma forma, cobra um valor por aquilo, entrega algo que fica com os clientes, está presente em diferentes canais e se comunica com consistência.


O roteiro é esse. E envolve uma série de complexidades...do marketing digital a sua fotografia. É melhor começar logo para errar, aprender, ajustar e evoluir. E costumo dizer: melhor fazer algo do que não fazer nada.


Essa rotina é diária porque sua marca precisa continuar. Precisa ser vista, lembrada, comprada e indicada. Vale para mim, vale para você (seja experiente, novato, etc).


Todo mundo tem um problema de marketing o tempo todo. Pode ser o preço, o produto, a divulgação, a estratégia, o posicionamento, a consistência e por aí vai. Qual o seu problema?


Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça e comece com o Plano de Marketing da Fotografia >>> Plano de Marketing 2024



0 comentário

Comentarios


bottom of page