top of page

L.A Foto Estúdio: O 1° estúdio do Brasil especializado em ensaio newborn com pet

Conheça a história e a proposta do estúdio que atende com excelência as famílias, especialmente as que tem animais de estimação

Fotos: L.A. Foto Estúdio


O estúdio L.A. Foto Estúdio foi criado em 2021 por Amanda e Lívia. Amanda é fotógrafa há 12 anos e se formou em fonoaudiologia em paralelo ao início da fotografia. Ela ama trabalhar com bebês e tem especialização como consultora de amamentação. Lívia é fotógrafa há 10 anos e atuou como adestradora antes da fotografia. Desde que começou, sempre atuou fotografando pets. No início, separava a fotografia infantil, com festas e ensaios, da fotografia pet. Até perceber que tudo era uma coisa só e passar a fotografar famílias que tem animais de estimação.


Usando a expertise de cada uma, desenvolveram uma metodologia para fotografar recém-nascidos e bebês com pets através de ensaios no estilo natural e se tornaram o primeiro estúdio do Brasil especializado em ensaio newborn com pet. A proposta do estúdio é atender com excelência as famílias, especialmente as que tem animais de estimação.


"Começamos o estúdio porque era muito cansativo ser fotógrafa sozinha. Não tínhamos com quem compartilhar e a ideia de termos uma a outra foi o que nos moveu. Aos poucos, fomos definindo o estilo, criando a nossa linguagem e chegamos no trabalho que apresentamos hoje, com uma metodologia própria. O serviço principal do estúdio e nosso maior diferencial é o ensaio newborn natural com pet". Confira a entrevista com elas abaixo.





Leo Saldanha - Como definem o estilo fotográfico de vocês?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Nosso estilo é o ensaio natural, com poucos acessórios e que foca no essencial: o momento e a relação da família.



Leo Saldanha - Como é trabalhar em dupla e como conciliar pensamentos, ideias e o lado dos negócios?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Trabalhar em dupla é maravilhoso! Nosso trabalho se complementa porque cada uma tem uma característica diferente. A Amanda é nosso marketing e criativo, Lívia é o comercial e financeiro. Entendemos que isso facilita o trabalho e a nossa relação. Com a sociedade, ficamos ainda mais amigas, então temos uma relação muito boa. As duas podem opinar sobre o setor da outra de forma aberta e sempre com foco no crescimento. Fazemos reuniões semanais que ajudam a manter nosso alinhamento e também entendemos que divergências são normais e sempre respeitamos o ponto de vista da outra.



Leo Saldanha - Porque existe tanto preconceito com newborn e pets! Isso melhorou? ou nunca foi um problema?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Ainda existe muito preconceito, principalmente por conta dos mitos sobre animais trazerem doenças. Desde o início, buscamos respaldo técnico de médicos para questionar e ir de encontro a essas ideias ultrapassadas.


Outro preconceito está associado à agressividade e também buscamos especialistas em comportamento animal para garantir que tudo seja feito com segurança. Inclusive quando a família desiste de fazer o ensaio porque o animal não recebeu o bebê como a família esperava, nós indicamos um especialista para que o convívio deles seja o melhor possível.



Leo Saldanha - dizem que trabalhar com pets é das coisas mais difíceis na hora de fotografar. Concordam? como lidam com os imprevistos?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Fotografar pets é um desafio, mas com técnica, calma e empatia é possível! Nós amamos fotografar pets, inclusive porque eles deixam o ambiente mais leve e divertido, e isso contagia a gente!


Os imprevistos são muitos! E são de todos os tipos! Acontecem antes, durante e depois do ensaio, então é importante saber que é chance de alguma coisa sair diferente do previsto é grande. É fundamental ter tranquilidade para lidar com eles e ficar sempre atento. E, às vezes, o imprevisto pode ser bom. Por exemplo, pode acontecer durante o ensaio alguma situação espontânea que vai render um clique lindo, com um comportamento que o pet só tem em casa.



Leo Saldanha - Pet é família e vocês se posicionaram de uma forma diferente. Como veem esse mercado hoje? Vai crescer no Brasil?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Para Lívia, pet é família na prática desde 2010, quando a Pérola chegou e ela se viu imersa no mundo pet. Para ela, é algo natural e faz parte da realidade dela. De lá pra cá, inclusive por trabalhar na área desde 2011, ela viu o mercado pet crescer muito! E é uma realidade. Vai crescer cada vez mais! Isso faz do mercado uma oportunidade, mas é fundamental que as pessoas saibam que não é possível permanecer na área se não amar muito os animais de estimação.



Leo Saldanha - Por que a fotografia pet não tem tanto destaque quanto outros estilos?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Porque, infelizmente, muitas pessoas ainda não respeitam o espaço que o animal ocupa nas famílias. E o fato do animal ser visto como parte da família é relativamente novo comparado a outros estilos de fotografia mais tradicionais.



Leo Saldanha - A fotografia de família está como hoje na visão de vocês?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Vemos a fotografia de família crescendo e se profissionalizando cada vez mais e entendemos que a concorrência é positiva porque faz as pessoas buscarem essa profissionalização. É um nicho com um potencial imenso e ainda pouco explorado, comparado ao seu potencial. Diferente da fotografia de casamento, por exemplo, nesse nicho o mesmo cliente volta todo ano para fotografar a família, as festas dos seus filhos e pets, para atualizar as fotos de Natal e quando engravida novamente. Fazendo um trabalho de qualidade, os fotógrafos conseguem fidelizar os clientes e viver da fotografia.



Leo Saldanha - Que produtos vocês entregam? E como fazem o marketing?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Os principais serviços do estúdio são os ensaios newborn, gestante e família. Todos eles tem opção com e sem álbum. Além dos álbuns, temos uma loja no nosso site com outros produtos que o cliente pode adquirir, como quadros e porta-retratos.

Sobre o nosso marketing, atuamos bastante no Instagram, tanto no feed quanto nos stories, fazemos anúncios e mantemos o nosso site sempre atualizado. Além disso, fazemos muitas ações com nossos parceiros.

Mantemos o marketing off-line como uma prioridade, que nos ajuda a alavancar ainda mais o online.



Leo Saldanha - A parte educacional é uma parte do negócio de vocês? Como está isso hoje?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - A parte educacional sempre fez parte do negócio da Amanda e desde o início nós oferecemos um curso vip presencial de fotografia newborn e de bebê para iniciantes.


No início desse ano, com a nossa estrutura de ensaios e eventos mais organizada, nos dedicamos a criar cursos online com a metodologia que nós desenvolvemos para os ensaios newborn e bebê com pet.


E esse ano também tivemos a oportunidade de palestrar juntas pela primeira vez no Congresso Fotografia InFoco. O Feedback foi super positivo e já recebemos novos convites e estamos super empolgadas. Essa troca é enriquecedora para todos.




Leo Saldanha - Melhor fotografar em estúdio ou na casa dos clientes?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Temos pontos positivos nos dois. Na casa dos clientes, eles terão o registro no ambiente familiar para eles e no estúdio temos um controle maior da iluminação, simulando a luz natural, e da temperatura. Podendo ressaltar melhor na imagem o que a família tem de mais bonito.

Nós também temos a opção do ensaio na casa do cliente, mas o que mais tem adesão é o ensaio no estúdio.



Leo Saldanha - Qual o sonho de vocês?


L.A. Foto Estúdio - Amanda/Lívia - Poder expandir nosso conhecimento para o maior número de pessoas possíveis e registrar com muito carinho o maior número de famílias.

Não desejamos ficar muito tempo em um único lugar, sonhamos em expandir o estúdio cada vez mais e quem sabe abrir franquias pelo Brasil.


O posicionamento de marca vem gerando alguns burburinhos, pois sempre observamos muitos comportamentos contrários ao que significa ser Pet Friendly. Com isso sabemos que o desafio é grande, mas que é importante para as famílias e para os animais, que eles sejam tratados de forma amigável e acolhedora em todos os locais.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page