top of page

IA e fotografia: membros da RPS compartilham suas opiniões

Uma pesquisa realizada pela Royal Photographic Society revela as visões positivas e negativas dos seus membros sobre a Inteligência Artificial e seu impacto na fotografia



A fotografia está passando por uma transformação radical com o avanço da Inteligência Artificial (IA). Câmeras, smartphones e softwares estão cada vez mais utilizando algoritmos e técnicas de geração de imagens baseados em IA para criar, processar e manipular fotografias. Mas o que os fotógrafos pensam sobre essa mudança? A Royal Photographic Society (RPS) realizou uma pesquisa com seus membros para saber suas opiniões sobre a IA e a fotografia.


Mais de 400 membros responderam, apresentando uma visão bastante equilibrada – embora auto-selecionada – sobre o assunto. Assim como o ovo do vigário, as respostas foram tanto positivas quanto negativas sobre a IA e seu impacto na fotografia. Veja o resultado da RPS abaixo:


Apesar do crescimento rápido das aplicações baseadas em IA em nossos dispositivos e softwares, os membros da RPS esmagadoramente (95%) acham que a fotografia tradicional ainda é necessária. Apenas 2% dos respondentes acharam que não precisamos da fotografia tradicional e o resto ficou indeciso. Assim como o surgimento da fotografia digital no final dos anos 1990 e início dos 2000, será interessante ver se haverá uma mudança nessa divisão se fizéssemos a mesma pergunta daqui a alguns anos.


Aliada a essa questão, a pesquisa perguntou se as imagens criadas por IA poderiam ser consideradas fotografia ‘real’. Deixando de lado o que é fotografia ‘real’, os respondentes foram um pouco mais ambivalentes. 81% disseram que não, mas 16% pensaram que ‘talvez’.


Para organizações como a RPS, a IA levanta novas questões sobre o que entendemos por fotografia e como a definimos. Mudanças técnicas anteriores na fotografia, desde o daguerreótipo ao colódio, às placas secas, ao celulóide, aos circuitos integrados e ao digital, podem ser vistas como mudanças progressivas ou evolutivas na fotografia e em como ela era feita. A IA representa uma mudança mais fundamental em como as imagens são criadas e, em algum momento, precisaremos redefinir o que é fotografia se a RPS e os fotógrafos quiserem permanecer relevantes. Assim como o digital, precisamos abraçar a IA em vez de ignorá-la.





Sobre os direitos dos fotógrafos, houve uma forte opinião de que era injusto (85%) que a IA fosse treinada usando imagens sem a permissão ou pagamento ao fotógrafo. Notícias desta semana sugerem que os desenvolvedores de IA estão acordando para isso – talvez temendo serem processados. Uma nova startup de IA chamada Bria AI anunciou que licenciou conteúdo da Getty, Alamy e Envato, sugerindo que os fotógrafos receberão algum pagamento. Na realidade, esses pagamentos provavelmente serão pequenos, mas é um passo à frente e estabelece um precedente bem-vindo.


Mais geralmente, a pesquisa perguntou se a IA levaria a um aumento das fake news. Não surpreendentemente, 95% dos respondentes acharam que sim. Olhe para a plataforma anteriormente conhecida como Twitter e outras imagens geradas por IA estão por toda parte: algumas por diversão, mas outras se passando por fotos de notícias reais. Há pedidos para que qualquer imagem gerada por IA seja marcada como tal, mas isso provavelmente é impraticável e depende da honestidade que está em falta em algumas áreas da internet. Cabe à RPS, e é uma oportunidade para ela, destacar isso e ajudar a instilar uma nova alfabetização visual nas crianças e no público em geral.


Finalmente, pedimos aos membros que escolhessem duas palavras que descrevessem sua visão da IA. Os respondentes foram amplamente divididos entre aqueles que veem a IA como uma oportunidade (24%) e aqueles que a veem como perigosa (19%), mas com 40% cautelosos, é justo dizer que organizações como a RPS e fotógrafos individuais têm muito mais a fazer para explorar as oportunidades e suas preocupações em torno da IA.


Resultados da pesquisa:


A pesquisa da RPS fez as seguintes perguntas aos seus membros, com 423 respostas:


  • Precisamos da fotografia tradicional se as imagens criadas por IA forem melhores e mais rápidas de criar do que as fotografias tiradas por pessoas? Sim: 95% / Não: 2% / Talvez: 3%

  • Você considera as imagens criadas por IA como fotografia real? Sim: 3% / Não: 81% / Talvez: 16%

  • É justo que os algoritmos de IA sejam treinados usando imagens sem permissão ou pagamento pelo criador original? Sim: 4% / Não: 85% / Talvez: 10%

  • As imagens de IA poderiam levar a um aumento das fake news e mentiras? Sim: 95% / Não: 0% / Talvez: 5%

  • Qual das seguintes opções descreve melhor sua visão da IA para a fotografia (até duas respostas)? Cauteloso: 40% / Uma oportunidade: 24% / Perigoso: 19% / Temeroso: 12% / Animado: 5%



Comece a dar os primeiros passos com I.A. na Fotografia.

Conheça o Guia Fotograf.IA >>> Fotograf.IA


 
 
 

Comments


CONTATO

São Paulo, SP

​​WhatsApp: 11-99123-4351

enfbyleosaldanha@gmail.com

  • logo-whatsapp-fundo-transparente-icon
  • Youtube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Facebook

Vamos conversar? Obrigado pelo envio

© 2025 - Leo Saldanha. 

bottom of page