top of page

IA além do hype: como a tecnologia possibilita muito mais do que a criação de imagens

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Veja como a inteligência artificial pode ajudar os fotógrafos e fotógrafas além da geração das imagens


Talvez você não aguente mais ver ou ouvir sobre esse tema da IA. Ou quem sabe, talvez você saiba pouco além do "hype" e do sensacionalismo de que a tecnologia vai substituir fotógrafos. Como ir além? Eu espero te ajudar nisso.


1 - A IA já faz parte da sua rotina. Isso ocorre quando você usa redes sociais, quando edita imagens e cuida do seu fluxo de trabalho em programas de ponta. A IA está presente em câmeras de ponta e também nos smartphones. O que chegou com força em 2023 foi a IA generativa, ela permite aproximar um lado "mais humano" da máquina que cria imagens, textos, sons, vídeos e afins. A IA generativa segue avançando e apresenta oportunidades e ameaças.


2 - Co-piloto em várias coisas que não envolvem clique ou arte - A IA pode ser aliada do fotógrafo em questões como marketing, produtividade, fluxo de trabalho, edição, etc. A IA generativa pode funcionar como um co-piloto que te dá suporte com base nas suas orientações e se ajusta e evolui aprendendo com você e seu perfil. Fotógrafos estão usando esse lado da IA para criar designs, para melhorar a agilidade na edição das fotos e para criar novos produtos e serviços (restauração de fotos, vídeo com base em fotos dos clientes, design e serviços de marketing para marcas com o uso da IA).





3 - Não é para substituir, mas para colaborar - Na parte artística, mais do que tomar o lugar do fotógrafo, ela vem sendo usada para projetos autorais. Um exemplo: um fotógrafo de rua decide fazer uma releitura de suas fotos antigas com uma nova roupagem com IA. As fotos originais se combinam com o gerador de IA criando uma obra novo que mescla real x IA. Alguns fotógrafos estão expandindo suas imagens com animação. Ou seja, pegam fotos reais e dão vida a elas com a IA. A foto é real, o vídeo não mas inspirado nas suas criações.





Já vimos esse filme antes - Em determinado momento da fotografia analógica bem no tempo da transição do filme fotográfico para o digital...vivemos algo muito similar com o que ocorre agora. Fotógrafos "fechando a cara" para uma nova tecnologia. Diziam coisas como: "nunca vai chegar na qualidade" ou até mesmo que era só "modinha". Mais de 20 anos depois vimos o que aconteceu. A velocidade das coisas naquele tempo era outra, hoje as coisas e tecnologias estão aceleradas no ritmo das mudanças. Cuidado para não perder a janela de transformações e oportunidades.


Um convite - Nas últimas semanas apresentei uma uma série de conteúdos para membros Fotograf.IA mostrando cases, tendências e propostas de trabalho envolvendo arte ou não. Está muito evidente para mim que estamos só no começo de algo muito maior. E o grande salto da IA será junto dos fotógrafos e não contra eles. Se quiser entender, aprender e fazer parte do Fotograf.IA basta clicar aqui e conferir os detalhes >>> Fotograf.IA




0 comentário

Comentários


bottom of page