top of page

Fotografia como Arte de Transformação



Ao mergulhar neste universo sobre Sustentabilidade, me deparei com uma das maiores dificuldades que chamo de autorresponsabilidade ambiental. A palavra é enorme, mas o conceito simples: entender que todos nós somos responsáveis e contribuímos para que os desastres ambientais estejam acontecendo.


Paralelo a isso, o estúdio completa 10 anos, sendo o Primeiro Estúdio Fotográfico Sustentável do Brasil e este ano tinha que ser especial, profundo e intenso como agente transformador. Foi então que me veio a ideia de efetivamente usar a fotografia para tratar de assuntos delicados, e tornar o assunto mais fácil de ser compreendido.


Através de ensaios conceituais, abordamos assuntos como reciclagem, escassez hídrica, igualdade de gênero entre outros. Todos estes tópicos se encontram na questão “Qual planeta queremos deixar para nossos filhos e nossos netos?” e nesta temática as criações podem ser infinitas.


Este discurso clama por vozes, lentes e cliques. Clama por profissionais que transbordam arte por onde passam. E caso, este enfoque não seja a sua praia, te convido a adotar práticas melhores dentro do seu estúdio fotográfico e/ou seu negócio, saiba que 90% das empresas mundiais segundo a ONU são pequenas e médias. Isso quer dizer que eu e você temos muitooo mais a contribuir do que costumamos imaginar:

  • Ao criar sua papelaria e diferenciação pense se realmente aquele material é necessário e se ele pode ter mais de uma função nas mãos de seus clientes ao invés de simplesmente ser descartado;

  • Inovar é ótimo, mas se reinventar com o que tem é melhor ainda. Além de mais econômico financeiramente, você não gera mais lixo e consumo pontual.

  • Possivelmente você presenciou o fim do disquete, do vídeo cassete, do toca fitas, do CD... então você há de concordar comigo que não faz muito sentido continuar investindo em mídias temporárias como o pen-drive para garantir uma entrega especial ao seu cliente. Priorize o envio das fotos digitais por algum sistema on-line.

  • Exclua os itens descartáveis do seu ambiente de trabalho, a boa e velha xícara de louça trás um charme e elegância ao ambiente e também pode ser usada muitas e muitas vezes.

  • Faça coleta seletiva.

  • Dê prioridade a fornecedores e parceiros que tenham preocupação ambiental em seu negócio também.

  • Utilize pilhas recarregáveis, e ao descartá-las faça de forma correta.

Viu só, nem é tão difícil assim, vai?! Aqui é um pequeno exemplo de que pequenas atitudes trazem grandes contribuições... vamos juntos?


Lorena Zapata é fotógrafa, empreendedora e colaboradora do site da FHOX e do blog ENF by Leo Saldanha (ela também é membro NFoTo). Ela criou o primeiro estúdio fotográfico sustentável do Brasil. Veja mais sobre o trabalho dela aqui: Estudio Fotografico | Lorena Zapata Photo – 100 Páginas de Amor | São Paulo




0 comentário

コメント


bottom of page