top of page

Fotograf.IA: explorar, acompanhar e se preparar para o que vem por aí com IA na fotografia

As razões acima são forças que também movem quem participa do Grupo Vip e Guia Fotograf.IA


O que leva fotógrafos(as) a entrarem e usarem IA na fotografia. Já expliquei antes, mas retomo o assunto por acreditar que vale a pena olhar para essas razões.


Pioneirismo e exploração - fotografia é tecnologia. Foi assim com o analógico, com o digital e com o avanço da nova fase das redes sociais e smartphones. A IA chega como um novo salto revolucionário da mesma dimensão da chegada da internet. Fotógrafos(as) que estão explorando a tecnologia estão fazendo isso justamente para descobrir primeiro. Para não serem pegos de surpresa, para se prepararem, se adaptarem e entenderem "o que tem para mim nisso daí?" ou "qual o risco disso para meu negócio ou arte?". No tempo da chegada do digital o ciclo de adoção foi mais longo levando coisa de anos até uma conversão do analógico para o digital. A diferença é que agora os ciclos são muito mais rápidos e quem está explorando a IA na fotografia sabe disso. Resumindo: esperar é arriscado.


Curiosidade e preparação - Quem está na IA ou acabou de entrar quer descobrir as possibilidades sejam elas artísticas ou como novos produtos ou serviços. Já vi membros criando e vendendo produtos impressos a partir de artes de IA ou criando serviço de organização ou restauração de imagens usando IA. Agora vemos fotógrafos e fotógrafas dando passos largos com vídeo a partir de foto ou criando projetos autorais para expressarem suas criações e aproveitarem para acompanhar a tecnologia.


A parte da preparação acaba envolvida em todas as etapas, do aprendizado a testes, o fotógrafo ou fotógrafa acaba se adaptando justamente por conhecer e acompanhar essa tecnologia. A IA é uma força poderosa que vai chegar com força em 2024 e que nos próximos anos vai mudar mais uma vez o mercado da fotografia. Seja no marketing, na criação, na edição e no ganho de tempo. Quem usar levará vantagens (como já estão levando) quanto a quem não usa. Então esqueça qualquer um dizendo se tratar de uma modinha, pois não é o caso. A IA generativa avança nos programas (como Photoshop e afins), nas câmeras e nos smartphones. E vai avançar mais na medida que se torna popular no consumo das pessoas comuns.


Se quiser aprender, se preparar e entender as possibilidades com IA na fotografia faça parte do Grupo Vip e Guia Fotograf.IA. São mais de 11 horas de conteúdo, ebook com 220 páginas na sexta versão, 130 membros e outras vantagens. Saiba mais e participe clicando aqui >>> Fotograf.IA com Grupo Vip, ebook exclusivo e muitas outras vantagens para você se evoluir com IA na fotografia (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário

Bình luận


bottom of page