top of page

FotoGPT - Marketing para fotógrafos: como se tornar notável em um mundo de inúmeras opções?




FotoGPT é uma série nova que criei aqui no site. Estou perguntando para o ChatGPT 4 coisas que acredito que merecem atenção. Hoje a pergunta foi: qual seria o conselho de marketing seguindo o estilo de Seth Godin para fotógrafos em relação ao melhor marketing para a fotografia?


A resposta foi essa:


Marketing para fotógrafos: como se tornar notável em um mundo de opções?


Você já se perguntou por que algumas pessoas conseguem viver da fotografia enquanto outras lutam para conseguir clientes? Por que alguns fotógrafos são reconhecidos e admirados enquanto outros passam despercebidos? Por que alguns fotógrafos conseguem cobrar preços altos enquanto outros precisam se contentar com o mínimo?


A resposta é simples: marketing.


Mas não o marketing que você está acostumado a ver por aí. Não o marketing que interrompe as pessoas, que fala para as massas, que tenta vender a todo custo. Não o marketing que se baseia em anúncios, promoções, descontos e spam.


Esse tipo de marketing não funciona mais. As pessoas estão cansadas de serem bombardeadas por mensagens irrelevantes, genéricas e impessoais. As pessoas estão cada vez mais seletivas, exigentes e informadas. As pessoas querem escolher o que consomem, quando consomem e como consomem.


O que funciona hoje é um outro tipo de marketing. Um marketing que se baseia em histórias, em conexões, em emoções. Um marketing que se baseia em permissão, em confiança, em generosidade. Um marketing que se baseia em fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar1.


Esse é o tipo de marketing que Seth Godin defende e ensina. Ele é um dos maiores nomes do marketing atual, autor de 20 best-sellers sobre o assunto. Ele acredita que o marketing verdadeiramente poderoso tem como objetivo resolver os problemas das outras pessoas, não os da empresa1. Ele acredita que o marketing verdadeiramente poderoso tem como objetivo espalhar ideias que fazem a diferença no mundo1.


E como você pode aplicar esse tipo de marketing na fotografia?


A primeira coisa é entender quem é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que você quer atingir com as suas fotos? Quais são as suas necessidades, desejos, medos e sonhos? Quais são as suas características, preferências e comportamentos? Quais são as suas dores e as suas delícias?


Você não pode tentar agradar a todos. Você precisa escolher um nicho e se especializar nele. Você precisa encontrar as pessoas que se interessam pelo seu trabalho, que compartilham da sua visão, que se identificam com o seu estilo. Você precisa encontrar as pessoas que vão levantar a mão e dizer "eu quero saber qual é a próxima coisa que você vai fazer".


A segunda coisa é contar uma história para essas pessoas. Uma história que elas queiram ouvir, que ressoe com elas, que as faça sentir algo. Uma história que mostre quem você é, o que você faz, como você faz e por que você faz. Uma história que mostre o valor do seu trabalho, os benefícios do seu serviço, os resultados dos seus clientes.


Você não pode apenas mostrar as suas fotos. Você precisa mostrar o contexto, o processo, o propósito. Você precisa mostrar como as suas fotos podem transformar a vida das pessoas, como elas podem capturar momentos únicos, como elas podem expressar sentimentos profundos.


A terceira coisa é construir uma relação com essas pessoas. Uma relação baseada em permissão, em confiança e em generosidade. Uma relação na qual você oferece conteúdo relevante, antecipado e personalizado para elas1. Uma relação na qual você entrega valor antes de pedir algo em troca. Uma relação na qual você se importa com elas e com os seus problemas.


Você não pode apenas esperar que elas comprem de você. Você precisa criar um canal de comunicação com elas, seja por email, por redes sociais ou por outro meio digital ou não que esteja próximo do seu público. Uma relação na qual você se importa com elas e com os seus problemas.


Você não pode apenas esperar que elas comprem de você. Você precisa criar um canal de comunicação com elas, seja por email, por redes sociais ou por outro meio. Você precisa oferecer conteúdo de qualidade, que eduque, informe, entretenha ou inspire. Você precisa oferecer dicas, conselhos, ideias ou histórias. Você precisa oferecer algo que elas queiram receber e compartilhar.


A quarta coisa é criar e liberar a tensão. A tensão que surge quando as pessoas querem algo que você tem, mas ainda não estão prontas para comprar. A tensão que surge quando as pessoas têm medo de perder uma oportunidade, de ficar para trás, de se arrepender. A tensão que surge quando as pessoas têm uma expectativa, uma curiosidade, uma surpresa.


Você não pode apenas esperar que elas tomem a decisão. Você precisa ajudá-las a superar as objeções, as dúvidas, as incertezas. Você precisa mostrar os depoimentos, as provas, as garantias. Você precisa mostrar a escassez, a urgência, a exclusividade. Você precisa mostrar o que elas vão ganhar se comprarem de você e o que elas vão perder se não comprarem.


A quinta coisa é entregar mais do que o prometido. Mais do que o esperado. Mais do que o suficiente. Entregar um produto ou serviço que supere as expectativas das pessoas, que as encante, que as faça felizes. Entregar um produto ou serviço que resolva os problemas das pessoas, que atenda às suas necessidades, que realize os seus sonhos.


Você não pode apenas entregar o que elas pagaram. Você precisa entregar algo a mais, algo extra, algo especial. Você precisa entregar um brinde, um bônus, um mimo. Você precisa entregar um agradecimento, um elogio, um reconhecimento. Você precisa entregar uma experiência memorável.


Esses são os cinco passos para fazer um marketing para fotógrafos que se baseia em fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar. Um marketing que se baseia em contar uma história para as pessoas que querem ouvi-la. Um marketing que se baseia em construir uma relação com as pessoas baseada em permissão, confiança e generosidade. Um marketing que se baseia em criar e liberar a tensão. Um marketing que se baseia em entregar mais do que o prometido.


Esse é o tipo de marketing que vai fazer você se destacar em um mundo de opções. Esse é o tipo de marketing que vai fazer você se tornar notável.


O ChatGPT 4 é incrível, mas ele não vai criar uma estratégia específica para você. Pelo menos ainda não. Se você quiser criar um plano de marketing específico para você conheça o Plano de Marketing 2023 >>> Plano de Marketing 2023

0 comentário
bottom of page