Uma visão sobre uma das grandes dificuldades dos(as) fotógrafos(as) profissionais
O natural para um fotógrafo ou fotógrafa de qualquer área é nem pensar em marketing. Normalmente o foco fica em:
- vender e planejar as coisas...
- editar fotos
- relacionamento e acompanhamentos de processos com clientes
- fotografar
- e aqui você pode encaixar tudo que você tem de específico no seu dia a dia_______________________
Curiosamente algumas das tarefas acima envolvem marketing (vendas e relacionamento por exemplo). O problema é como equilibrar tudo e ter a visão de marketing necessária para ajustar as coisas. O novo marketing não está desconectado das outras coisas de um fotógrafo. Exemplo: do design aos conteúdos publicados, tudo tem uma leitura de marketing/branding. A questão que fica é: como você está sendo percebido?
Só que a grande reflexão deste post é outra: como tornar o marketing parte da rotina? e na minha visão não existe uma fórmula pronta, uma receitinha. Embora eu acredite que temos uma alternativa: entender que o assunto é parte do meu negócio é o primeiro passo. O segundo é começar um compromisso com seu marketing. Essa é a parte desafiadora da história.
Se você vive da fotografia então é um negócio correto? logo marketing é parte dele pois envolve justamente atrair e manter clientes. Então diga para si mesmo: o marketing deveria fazer parte da minha rotina. O que quer dizer:
1 - pensar no marketing da fotografia todos os dias
2 - agir intencionalmente para atrair e manter clientes
3 - medir o que deu certo e o que deu errado e ajustar o que for preciso
4 - voltar para o ponto 1 e fazer tudo de novo
Marketing é repetir. marketing é repetir, repetir, repetir. Ou seja, a rotina de saber repetir observando os pontos acima. De novo, não é uma regra absoluta, mas as variações serão mínimas.
Como o marketing importa na fotografia?
- se você quer ser reconhecido você precisa de marketing
- se você quer atrair mais clientes...
- se quiser que eles retornem...
- se quiser gerar um impacto, uma transformação
- se quiser deixar um legado
- se quiser que a sua marca e o seu trabalho vendam você...
É tudo fruto do marketing/branding. Só que você precisa "ACEITAR" isso, depois tornar parte da rotina e seguir evoluindo. Curiosamente, alguns dos melhores fotógrafos fazem isso tão bem a ponto de não parecer mais marketing.
Espero que você consiga entender e fazer algo sobre isso. Se precisar de ajuda com isso comece seu Plano de Marketing 2024 agora. Saiba mais aqui >>> Plano de Marketing 2024
コメント