top of page

Fotógrafos(as) de todo o país podem concorrer ao Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

A Funceb lança a 9ª edição do prêmio, que tem inscrições gratuitas até o dia 30 de julho e oferece R$30 mil aos vencedores



O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) - Lucas Malkut/Funceb Você é artista da fotografia e quer mostrar o seu trabalho para o Brasil inteiro? Então não perca a chance de se inscrever na 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de julho pelo site da fundação. 9º Edição - Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger - Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB (fundacaocultural.ba.gov.br)


O prêmio vai selecionar três ensaios fotográficos nas categorias: Ancestralidade e Representação, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica. Cada um dos vencedores receberá R$ 30 mil.


Os ensaios devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior. Eles devem ter entre 10 e 20 fotografias, acompanhadas de um texto narrativo/conceitual sobre a proposta.


Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos e naturalizados, assim como estrangeiros com situação de permanência e residência comprovada no Brasil.


Categorias - A categoria Ancestralidade e Representação vai avaliar os ensaios que explorem a etnofotografia como forma de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, entre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística da imagem.

A categoria Questões Históricas vai analisar os ensaios fotográficos que dialoguem com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências nos campos políticos e sociais.


A categoria Livre Temática e Técnica vai considerar os ensaios fotográficos documentais que registrem de forma livre a sua temática e técnica (inclusive as experimentações dos processos alternativos) utilizadas, e que revelem aspectos que passam despercebidos na observação do cotidiano.


Além dos três premiados, a Comissão de Seleção vai escolher outros 12 ensaios fotográficos, quatro em cada categoria (e estes serão suplentes dos três premiados), além de três suplentes para os 12 indicados, por ordem de classificação. Os selecionados e premiados farão parte de uma exposição fotográfica coletiva e integrarão o catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024, como resultado público do edital. Na edição anterior, mais de 10 mil pessoas visitaram a exposição coletiva, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador (BA).


Consulta Pública - Também está em andamento, entre 27 de junho e 6 de julho, a Consulta Pública do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024 para seleção de dois indicados que farão parte da Comissão de Seleção do edital. A Comissão será composta por cinco pessoas, sendo três baianas e duas de fora do estado.




0 comentário
bottom of page