top of page

Fotógrafa brasileira cria marca de quadros que utiliza madeira proveniente de reflorestamento

De acordo com Fernanda Sanchez, empresária e especialista em fotografia de recém-nascidos, as peças são únicas e confeccionadas artesanalmente


Créditos das fotos: Fer Sanchez e Carol Ritzmann


O desenvolvimento de um empreendimento é uma jornada repleta de desafios e obstáculos, e quando se trata das mulheres empreendedoras, essas dificuldades muitas vezes se intensificam. Apesar dos avanços na igualdade de gênero, ainda existem barreiras culturais, sociais e econômicas que afetam sua capacidade de prosperar no mundo dos negócios.


A falta de acesso a financiamento, o preconceito de gênero e as expectativas tradicionais são apenas algumas das questões que impactam negativamente o crescimento e o sucesso de empreendimentos liderados por mulheres. No entanto, algumas conseguem transformar suas visões em realidade.





A fotógrafa Fernanda Sanchez, por exemplo, pioneira brasileira e referência internacional na área da fotografia de recém-nascidos, acumulando mais de 16 anos de experiência neste campo, é idealizadora da La Madera, marca que desenvolve peças exclusivas, que unem a fotografia e design com produções artesanais utilizando matérias-primas provenientes do manejo florestal.





De acordo com a empresária, a ideia surgiu em 2016. “Durante uma viagem à Escócia, conheci um quadro artesanal holandês e me encantei, pois não havia nada parecido no Brasil. Vi a oportunidade de replicar um cenário semelhante com os fotógrafos brasileiros, que poderiam lucrar ainda mais oferecendo essas peças aos seus clientes. Iniciei uma sociedade com meu pai e nos reunimos com alguns artesãos para fazer projetos iniciais e lançar produtos. Depois de muitos testes e detalhes ajustados, encontramos um conceito único”, revela.





Fernanda define os produtos da La Madera como a combinação perfeita entre a tendência rústica, a originalidade do contemporâneo e a irreverência da arte. “São peças exclusivas no Brasil, que utilizam matérias-primas provenientes do manejo florestal, unindo design, produção artesanal e momentos memoráveis. É a elegância transformada em um artigo único”, declara.





A recepção aos produtos da marca foi extremamente positiva no mercado. “Fizemos um lançamento com fotógrafos influentes de cada área da fotografia, como casamento, família e paisagismo. Como era um produto totalmente novo no país e com uma qualidade superior, foi muito bem aceito. Foi ótimo, também, para os profissionais, que podem vender as peças com uma boa margem de lucro, além de estarem oferecendo um artigo sustentável e diferenciado para os seus clientes”, relata.


A linha de maior sucesso da marca é a Woodblocks, que conta com ampliação em um papel fotográfico profissional, acabamento com bopp fosco aveludado, proteção contra raios UV, cantos arredondados à mão e pode ser solicitado nos mais diversos formatos. “De tempos em tempos, lançamos novos produtos e acessórios que agregam valor ao catálogo da marca, ajudando diretamente nossos parceiros fotógrafos que vendem as peças da La Madera”, pontua Fernanda.





Para a empresária, os produtos da marca são únicos. “A matéria-prima da linha Woodblocks é proveniente de reflorestamento e de fornecedores com certificação FSC, enquanto a linha WoodFrames é confeccionada com madeira reaproveitada de demolições. Ainda assim, o grande diferencial é o processo de produção artesanal e acabamento manual feito pelos nossos artesãos”, finaliza.


Sobre Fernanda Sanchez


Precursora brasileira e referência internacional na fotografia newborn com mais de 15 anos de experiência fotografando recém-nascidos. Cursou e fotografou com referências mundiais, na Europa, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, sobre Fotografia Newborn, além de fisiologia neonatal, visagismo e psicologia pós-parto.


Palestrante desde 2011 dos maiores congressos de fotografia do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Peru. Professora com mais de 2000 horas lecionando cursos para fotógrafos em todo o Brasil, América Latina e Estados Unidos. Jurada dos maiores concursos de fotografia do mundo, como Inspiration Photographers, Outstanding Awards, Newborn Lovers, Amarelos, entre outros. Publicou o primeiro DVD educacional do Brasil sobre Fotografia Newborn. Criadora da Cotton the Posing Doll, a primeira boneca posicionadora da América Latina.



0 comentário

Commentaires


bottom of page