top of page

Excire Foto: o software que usa IA para organizar, pesquisar e vem com uma função de curadoria

A nova versão do programa da Pattern Recognition Company traz recursos avançados de inteligência artificial para facilitar o gerenciamento de imagens




O Excire Foto 2024 é um software de gerenciamento de fotos baseado em inteligência artificial (IA) que promete economizar tempo e esforço na organização de imagens. Ele possui vários recursos interessantes e inovadores. Alguns deles podem ser muito úteis, mas outros podem gerar polêmica. Vamos começar pelo mais chamativo deles: o X-tetics AI.


X-tetics AI: a IA que avalia a estética das suas fotos O X-tetics AI é uma ferramenta que atribui uma pontuação estética para cada foto que você importa para o seu catálogo. Segundo a PRC, o programa foi treinado com centenas de milhares de fotos e a contribuição de fotógrafos especializados. No entanto, a empresa não revela quais bancos de dados usou para treinar o algoritmo.


A pontuação estética pode ser usada para identificar rapidamente as imagens mais compartilháveis e mais deletáveis das suas sessões de fotos, bem como para descobrir joias escondidas no seu banco de dados de imagens. Mas será que a IA pode realmente julgar o valor estético e artístico de uma imagem? Essa é uma questão polêmica, pois envolve aspectos subjetivos e pessoais.







A IA pode reconhecer certos critérios técnicos, como nitidez, ruído, exposição e composição. Mas ela pode captar a emoção, o significado e a intenção por trás de uma foto? Ela pode entender quando uma foto borrada ou granulada é uma escolha artística e não um erro? A recomendação é usar o X-tetics AI com cautela e não se deixar levar pelas pontuações das avaliações de julgamento estético desta IA. Afinal, quem decide se uma foto é boa ou não é você.


Veja os recursos disponíveis:


X-prompt AI: encontre qualquer imagem com uma descrição de texto Outro recurso interessante do Excire Foto 2024 é o X-prompt AI, que permite que você pesquise imagens no seu banco de dados usando uma descrição de texto. Por exemplo, se você digitar “cachorro branco fofo em um sofá vermelho”, o programa encontrará a(s) foto(s) que correspondem à sua descrição.


O X-prompt AI usa um mecanismo de IA poderoso que é capaz de entender frases complexas, contexto e até conceitos abstratos, como “felicidade” e “tristeza”. Isso pode ser muito útil para quem tem dificuldade em nomear suas pastas ou lembrar onde guardou suas fotos. Em vez de perder tempo procurando por arquivos perdidos, basta digitar o que você tem em mente e deixar que o programa faça o resto.


X-tags AI: categorize automaticamente seus arquivos com palavras-chave O X-tags AI é um recurso já conhecido do software Excire, mas que foi melhorado na versão mais recente. Ele analisa cada foto no momento da importação e adiciona palavras-chave relevantes para ajudá-lo em futuras pesquisas e categorizações. Graças ao X-tags AI, você pode pular o tedioso texto-chave manual e deixar o Excire fazer o trabalho pesado.





X-face AI e X-alike AI: encontre, organize e elimine suas fotos X-face AI e X-alike AI são mais dois recursos para encontrar, organizar e eliminar suas fotos. A tecnologia de reconhecimento facial do X-face AI permite categorizar e recuperar arquivos contendo pessoas específicas, mas também certas características faciais. Você pode procurar por prompts como idade, sexo e a presença de um sorriso. Quanto ao X-alike AI, sua análise de imagem permite que você procure arquivos semelhantes com base em um prompt de imagem inicial. Você também pode identificar imagens quase duplicadas para exclusão.

Assim como o X-tags AI, esses dois recursos também apareceram pela primeira vez em iterações anteriores do Excire Foto. No entanto, a versão mais recente foi atualizada para melhores resultados, de acordo com a PRC.


Outros recursos adicionais Além dos cinco principais recursos novos e aprimorados que discutimos acima, o Excire Foto 2024 traz mais alguns:

  • Excire Analytics, uma ferramenta projetada para avaliar coleções de fotos. Ele oferece insights sobre o comportamento de fotografia do usuário, como seus equipamentos essenciais e os principais assuntos da foto. Anteriormente, o Analytics estava disponível apenas como uma extensão paga do Excire Foto 2022, mas o Excire Foto 2024 oferece integração automática com o programa.

  • Uma função de apresentação de slides, para que os fotógrafos possam exibir coleções de imagens para amigos, familiares e clientes

  • Um rótulo de status personalizado, para que os fotógrafos possam marcar coleções de imagens como “Em andamento” ou “Concluído” à medida que avançam pelo fluxo de trabalho organizacional

  • Pesquisa baseada em GPS, que permite aos usuários pesquisar e recuperar rapidamente imagens com base em dados de localização; a ferramenta também permite que os usuários editem e adicionem manualmente coordenadas GPS, conforme necessário.

Preço e disponibilidade Excire Foto 2024 já está disponível para download e você pode obtê-lo para Windows e macOS. Excire: AI Software de Gerenciamento de Imagem para Mac & PC


Aprenda a usar a IA na sua fotografia com o Guia Fotograf.IA clicando aqui >>> [Fotograf.IA]


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page