top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

Espanto e fascínio com o avanço da IA na fotografia

A tecnologia que está sacudindo a fotografia mundial está só no começo de uma transformação que promete transformar o mercado mais uma vez



A inteligência artificial não é algo novo. Ela já estava avançando em computadores, câmeras, smartphones e já está presente nas redes sociais. O que vemos é uma decisão de algoritimos. A verdade é que ela já está mudando o cenário competitivo em áreas como direito, saúde, finanças, jornalismo, marketing e por aí vai.





A diferença é o salto com a chegada da IA Generativa. A possibilidade de criar e simular de uma forma que os humanos fazem. E mais: pela primeira vez é um avanço que se auto aprimora. É fato que novidades levam tempo para serem aceitas. Outro dia, um especialista de tecnologia na tevê comentava que a luz elétrica levou décadas para ser aceita. Com muitas objeções, bloqueios. Empresas de velas tiveram que se adaptar e uma delas está aí até hoje...agora produzindo sabonetes e afins.





O assombro e fascínio andam juntos com a IA. E é algo que venho ouvindo de fotógrafos e gente que atua na tecnologia. Ou seja, reações mescladas, mas que não impedem as pessoas de estudar, criar, testar e obter vantagens no uso da IA.


Eu mesmo tenho usado e os ganhos são variados e similares ao que um fotógrafo teria. Ganhos de produtividade e criatividade são duas grandes vantagens só para citar algumas.


Mas existe um diferencial imediato e óbvio. Poder faturar mais com uma novidade transformadora. Já noto fotógrafos daqui criando formas de monetizar com a tecnologia. Caso de vendas de prints, projetos para empresas e vendas de NFTs. Novos negócios vão surgir e ter impactos e indústrias conhecidas. Desde câmeras, mas até mesmo dos props de newborns. A IA já afeta na fotografia mercados como o publicitário, de e-commerce, retratos e outros. E vai crescer mais e evoluir para outras mudanças e ganhos que nem imaginamos.





Não acredito que a IA vá substituir fotógrafos. Na verdade noto que pode até ajudar os que tem marca, experiência e assinatura visual a se destacarem ainda mais. Por outro lado, é bem provável que ela impacte fotógrafos "mais do mesmo" que já estavam com dificuldades em justificar o que gostariam de cobrar. E isso, não tenho dúvidas, vai se intensificar.




A fotografia, não se engane, é movida por tecnologia. Sempre foi e sempre será. Até hoje a fotografia analógica segue aí existindo mas nichada ao extremo. Existe a falsa percepção que novidades tomam o posto das outras coisas e vimos que não é bem assim. Na verdade, a IA é mais um item na cesta do fotógrafo e sim...você fotógrafo ou fotógrafa deveria estar já se familiarizando com isso. Antes que seu concorrente e afins o façam. E sim, a sensação de espanto e fascínio sempre estarão presentes. Como o meme abaixo ilustra tão bem. Eu prefiro ficar do lado dos que criam. Recado dado.


Se você quiser explorar, entender e dar os primeiros passos com inteligência artificial na fotografia sugiro conhecer o Guia Fotograf.IA clicando aqui>>> Fotograf.IA


Veja também:


- Se você quiser estudar e fazer um curso para entender sobre as possibilidades e oportunidades com IA na Fotografia clique aqui >>> Evento IA na Fotografia: dia 15/08 em São Paulo e também online


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page