top of page
Foto do escritorLeo Saldanha

Da moda à guerra: Kate Winslet vive a fotógrafa Lee Miller em novo filme

  • A atriz coproduz e protagoniza o filme Lee, que conta a história da modelo que se tornou correspondente de guerra da Vogue e testemunhou os horrores do nazismo.

  • A mulher que também foi modelo posou na banheira de Hitler: conheça Lee Miller, vivida por Kate Winslet em novo filme



O filme Lee, que teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto no sábado, traz a atriz Kate Winslet no papel de Elizabeth “Lee” Miller, uma famosa modelo americana que se tornou correspondente de guerra da revista Vogue britânica durante a Segunda Guerra Mundial.





A Vanity Fair divulgou na semana passada as primeiras imagens do filme da Sky Cinemas, que levou oito anos para ser realizado por Winslet. A atriz vencedora do Oscar também foi coprodutora do projeto, e a direção é de Ellen Kuras, que foi uma das primeiras a apresentar Winslet à história de vida de Miller.





Winslet e Kuras se conheceram no set de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, onde a atriz foi a co-protagonista do filme enquanto Kuras foi sua diretora de fotografia. O roteiro de Lee é baseado na memória, As Vidas de Lee Miller, escrita pelo filho da fotógrafa.

O filme também conta com Andy Samberg como o amigo íntimo e colega fotógrafo de Miller, David E. Scherman, e Alexander Skarsgård, que interpreta o marido de Miller, Roland Penrose.





Quem foi Lee Miller?

Nascida em 1907, Miller foi uma modelo aclamada em Nova York em seus 20 anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela conseguiu se credenciar para se tornar uma correspondente de guerra da Vogue em Londres e viajou por toda a Europa para fotografar as atrocidades do regime nazista. Ela registrou cenas do Blitz de Londres e da libertação de Paris, e foi uma das primeiras fotógrafas a entrar nos campos de concentração nazistas Buchenwald e Dachau no dia da libertação para tirar fotos dos prisioneiros. Ela morreu em 1977.




A cena inicial de Lee mostra Miller em uma zona de combate com sua câmera na mão. Em outra cena do filme, Winslet e o personagem de Scherman entram no apartamento abandonado de Adolf Hitler em Munique, onde Scherman tira fotos de Miller tomando banho na banheira do líder nazista - o que aconteceu na vida real.




“Para alguém que foi objetificada, dar o passo para o outro lado da câmera, eu fiquei muito intrigada por: O que ela está vendo, o que ela está olhando, qual é o ponto de vista dela?” Kuras disse à Vanity Fair. “Foi com essa mesma abordagem que eu levei para este filme.”

“Ela saiu lá e se jogou na guerra para poder buscar a verdade”, acrescentou a diretora sobre Miller. “Ela sabia que havia algo lá. Ela queria descobrir o que estava acontecendo nas linhas de frente. Não era um lugar onde as mulheres eram permitidas. As mulheres não eram vistas. Então ela era uma presença surpreendente mas galvanizante onde quer que fosse.”






O filho de Miller, Antony Penrose, visitou o set do filme durante a produção e disse à Vanity Fair que ficou impressionado com a incorporação de Winslet à sua mãe. “Ela foi tão precisa”, ele disse. “Quando eu estava assistindo pela primeira vez, houve um momento em que eu realmente pensei que era minha mãe, e eu tive que me controlar e dizer: ‘Ei, isso é um filme. Essa é a Kate, não é sua mãe.’”


Não saiu um trailer do filme...mas a fotógrafa já foi tema de documentário




“Lee continua sendo uma pessoa muito contemporânea para mim e para muitas mulheres. Uma amiga minha me disse outro dia: ‘Eu mal posso esperar para ver o filme Lee … porque ela me permitiu mudar minha vida.’ E dessa forma Lee é uma verdadeira heroína, pelo que ela fez e pelo que ela mostrou às pessoas através de suas fotografias, ela mudou o mundo”, concluiu Kuras. Lee está atualmente buscando distribuição.


Assine (grátis) a melhor e mais completa newsletter sobre o mundo da fotografia >>> Spotlink - Newsletter


0 comentário

Комментарии


bottom of page