top of page

Cuidado para não cair na armadilha do preço no marketing da fotografia

É duro, mas é verdade. O preço é o último refúgio dos fotógrafos sem marketing.






Se você acha que a única forma de se diferenciar no mercado é cobrar menos do que os seus concorrentes, você está cometendo um grande erro. Vou listar as razões:


  • Você está se transformando em uma commodity, um produto genérico que pode ser facilmente substituído por outro mais barato.

  • Você está desvalorizando o seu trabalho, o seu talento e a sua paixão pela fotografia.

  • Você está atraindo clientes que não se importam com a qualidade, o estilo e a personalidade das suas imagens, mas apenas com o preço.

  • Você está entrando em uma corrida para o fundo do poço, onde você terá que trabalhar cada vez mais por cada vez menos.

  • Você está perdendo a oportunidade de criar um marketing eficaz, baseado na sua proposta de valor única, na sua história, na sua visão e na sua missão.

  • Você está perdendo a oportunidade de construir uma marca forte, uma reputação sólida e uma comunidade fiel.

  • Você está perdendo a oportunidade de se tornar um fotógrafo indispensável, um artista que faz a diferença na vida das pessoas.




Então qual é a alternativa? O preço não pode ser o primeiro item no marketing de um fotógrafo. O preço deve ser o resultado de uma estratégia de marketing bem pensada, que leva em conta o seu público-alvo, o seu posicionamento, o seu diferencial e o seu valor agregado. Logo, preço vem por último, depois de pensarmos nisso tudo.


Sobre preço podemos listar 3 questões importantes:


  1. O preço deve ser justo, coerente e sustentável. O preço deve refletir o valor que você entrega aos seus clientes, não o valor que você acha que eles podem pagar.

  2. O preço deve ser comunicado com transparência, confiança e respeito. O preço deve ser negociado com base no valor percebido pelos seus clientes, não no custo dos seus insumos.

  3. O preço deve ser parte de uma experiência memorável, que encanta os seus clientes e os transforma em fãs.





O preço é importante, mas não é tudo. O preço é o último refúgio dos fotógrafos sem marketing. Se a sua conversa ou pensamentos e ações de marketing só recaem em preço você tem um problema de marketing e tanto. Melhor repensar e refletir nisso para mudar esse rumo.


Se você precisar de ajuda com isso e está pensando em (re)posicionamento de mercado então conte com meus produtos. São 3 opções que podem te ajudar:




Se você precisar de um plano >>>Plano de Marketing 2023


0 comentário

Comments


bottom of page