top of page

Como você é visto, como quer ser visto e o que vai fazer sobre isso

Basicamente estamos falando de posicionamento de mercado, branding e sua importância no marketing da fotografia


Costumo dizer que branding faz mais sentido para fotógrafos e negócios de fotografia do que marketing...o motivo é simples: o apelo emocional de uma marca tem mais relação com as emoções conectadas com o que a fotografia trabalha. Não que o marketing não seja importante, mas é diferente e deveria responder ao branding.


Logo, vamos a pergunta: como você é visto pelas pessoas que já serviu ou gostaria de atender? Qual é a posição que você tem na cabeça delas? E como você se vê? E como gostaria de ser visto?


Obviamente isso envolve um trabalho interno. Você tem que pesquisar e perguntar. Tem que abordar clientes hoje e os de ontem. Tem que entender o que eles pensam sobre você e seu trabalho. Depois você tem que avaliar se o que eles pensam tem conexão com o que você almeja. Se não der "match" é motivo de preocupação...então você terá que fazer o trabalho que tem que ser feito. Aí entra o marketing, o branding e a sua vontade de ajustar tudo isso.





Branding é sobre um sentimento da marca, o que ela evoca e nos gera quando pensamos sobre ela. Vale para um fotógrafo, uma marca de câmera e para mim. Costumam me associar com marketing, com inovação, com NFTs e ultimamente com IA. Se eu mergulhar mais nisso terei outras leituras, na verdade eu as tenho. Isso é fundamental para acertar meu marketing e é um trabalho diário.


Branding é mais do que um logo, design, cores bonitinhas...é um pouco de tudo que você faz e é como uma alma do negócio e que tem relação direta com você. Do produto ao preço, a marca tem lá suas implicações em tudo o que você faz na fotografia.


O marketing é mercadologia, o trabalho de atrair e manter clientes. E de pensar no posicionamento (que seria a ponte entre os valores da sua marca e seu composto de marketing). Então são coisas conectadas: branding gera uma emoção, marketing leva uma ação. Como você está nessas duas questões?


Aproveitando. Seu marketing vai esperar 2024? leia esse texto e reflita >>> Por que seu marketing não pode esperar até 2024? (enfbyleosaldanha.com)

0 comentário

Comments


bottom of page