top of page

Como escolher um nicho e fazer um marketing eficiente para o seu negócio de fotografia

Veja como definir o seu nicho e o seu posicionamento. Descubra como se diferenciar dos seus concorrentes, como atrair os clientes que você quer e assim ter a chance de vender mais



Você já se sentiu perdido na hora de divulgar o seu trabalho de fotografia? Você já se perguntou como se diferenciar dos seus concorrentes? Você já se frustrou por não conseguir atrair os clientes que você queria?


Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez você esteja cometendo um erro muito comum entre os fotógrafos: tentar fazer tudo e vender para todo mundo.


Isso mesmo. Muitos fotógrafos acham que quanto mais serviços eles oferecerem, mais clientes eles vão ter. Eles acham que quanto mais abrangente for o seu público-alvo, mais chances eles têm de fechar negócios. Eles acham que quanto mais barato for o seu preço, mais vantajoso eles serão.





Mas isso é um grande engano. E eu vou te explicar por quê.


Quando você tenta fazer tudo e vender para todo mundo, você acaba não fazendo nada bem feito e não vendendo para ninguém. Você acaba se tornando um fotógrafo genérico, sem personalidade, sem foco, sem valor.


Você acaba se perdendo na multidão de fotógrafos que oferecem os mesmos serviços, para os mesmos clientes, pelos mesmos preços. Você acaba competindo por preço e não por qualidade. Você acaba atraindo clientes que não valorizam o seu trabalho e que só querem barganhar.


Você acaba desperdiçando tempo, energia e dinheiro em estratégias de marketing que não funcionam. Você acaba frustrado e desmotivado. Mas existe uma solução para esse problema. E ela se chama nicho.


Nicho é um segmento específico de mercado que tem características, necessidades e desejos próprios. Nicho é um grupo de pessoas que se identificam com o seu trabalho, que valorizam o seu diferencial, que estão dispostas a pagar o seu preço.

Nicho é a sua tribo, a sua comunidade, o seu fã-clube.





Quando você escolhe um nicho para atuar, você consegue organizar melhor a sua estratégia de marketing. Você consegue definir melhor o seu posicionamento, o seu preço, os seus produtos e a sua presença.


  • Você consegue se comunicar melhor com o seu público-alvo, usando uma linguagem adequada, uma mensagem relevante, um conteúdo interessante.

  • Você consegue se destacar dos seus concorrentes, mostrando o seu valor agregado, a sua proposta única, a sua personalidade.

  • Você consegue atrair clientes que realmente querem o seu trabalho, que confiam em você, que te indicam para outros.

  • Você consegue economizar tempo, energia e dinheiro em estratégias de marketing que funcionam. Você consegue se sentir realizado e motivado.



Mas como escolher um nicho?


Não existe uma fórmula mágica para isso. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar:

  • Pesquise o mercado e identifique as oportunidades. Veja quais são as tendências, as demandas, as lacunas que existem no mercado de fotografia. Veja quais são os nichos que estão em alta, que têm potencial de crescimento, que têm pouca concorrência.

  • Conheça o seu público e entenda as suas dores. Veja quais são as características, as necessidades e os desejos do seu público-alvo. Veja quais são os problemas que eles têm e como você pode resolvê-los com o seu trabalho.

  • Analise os seus concorrentes e descubra os seus diferenciais. Veja quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Veja como você pode se diferenciar deles, oferecendo algo único, inovador, exclusivo.

  • Avalie os seus recursos e defina os seus objetivos. Veja quais são as suas habilidades, os seus equipamentos, os seus parceiros, os seus custos. Veja quais são as suas metas, os seus planos, os seus sonhos.

  • Teste o seu nicho e valide a sua ideia. Antes de se comprometer com um nicho, faça alguns testes para ver se ele realmente funciona. Faça um portfólio, um site, uma rede social, um blog. Faça uma pesquisa, um questionário, uma entrevista. Faça uma promoção, um sorteio, uma parceria. Faça o que for preciso para ver se o seu nicho tem demanda, se o seu público se interessa, se o seu trabalho vende.

Escolher um nicho não é fácil. Mas é essencial para o sucesso do seu negócio de fotografia.

Não tente fazer tudo e vender para todo mundo. Escolha um nicho e faça bem feito.

Você vai ver como isso vai fazer a diferença na sua carreira.


Existe uma nova teoria que diz que o seu nicho pode ser exatamente você. Ou seja, aquele perfil que você busca tem mais a ver com a sua personalidade, visão de mundo e estilo...do que qualquer outra coisa. Pode ser um bom ponto de partida.

E se você quiser saber mais sobre como escolher um nicho e como fazer um marketing eficiente para o seu negócio de fotografia, eu tenho uma dica para você.


Eu criei o Plano de Marketing 2023 que vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre marketing na fotografia.


Com o Plano de Marketing, você vai praticar e entender:

  • Como definir o seu nicho e o seu posicionamento

  • Como definir o seu preço e o seu produto

  • Como definir a sua presença e a sua divulgação

  • Como criar um plano de marketing prático e eficaz

  • Como atrair, converter e fidelizar clientes

  • Como medir os resultados e melhorar as suas estratégias

E muito mais! Já que junto com o Plano você recebe o único livro do Brasil sobre o assunto e mais de 5 horas de vídeo mostrando a cara desse novo marketing da fotografia.





O Plano de Marketing já atendeu mais de 550 fotógrafos. O Seth Godin diz que o marketing é a arte de contar histórias que mudam as pessoas. E eu concordo com ele.


Por isso, com o Plano de Marketing, eu vou te mostrar como contar a sua história, a história do seu trabalho, a história do seu nicho.



  • Eu vou te mostrar como fazer um marketing que não é intrusivo, que não é manipulador, que não é chato.

  • Eu vou te mostrar como fazer um marketing que é autêntico, que é relevante, que é interessante.

  • Eu vou te mostrar como fazer um marketing que muda as pessoas. E que muda você também.

Se você se interessou pelo meu curso e quer saber mais detalhes, clique aqui >>> Eu quero Meu Plano de Marketing da Fotografia!


Não perca essa chance de aprender com quem sabe e de levar o seu negócio de fotografia para o próximo nível.




0 comentário
bottom of page