top of page

Como a IA Generativa está mudando o marketing na fotografia

Saiba mais sobre essa tecnologia incrível e como ela pode ajudar os fotógrafos a criar imagens impressionantes, otimizar seus processos e aumentar suas vendas


Fonte: TI Inside


A Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) é uma tecnologia que pode gerar textos, imagens e outras mídias a partir de solicitações de linguagem comum. Ela é usada por 76% dos profissionais brasileiros, segundo a Adecco, e por 97% dos líderes de marketing e criação, segundo a Canva. Esses líderes afirmam que a IA Generativa elimina trabalhos repetitivos e permite foco em tarefas mais importantes.


Guilherme Lippert, cofundador da V4 Company, uma assessoria de Marketing Digital referência no país, disse para o portal TI Inside que a IA Generativa é um bom exemplo de uso da tecnologia no setor, especialmente no processo de vendas. Ele explica que a solução é capaz de manter o diálogo e coletar os dados de forma primorosa, economizando tempo e aumentando a assertividade. Ele também diz que a tecnologia serve como um copiloto do profissional de marketing, que domina diversas línguas e tem acesso a uma gama de informações em tempo real na internet. Ele ajuda a realizar diversos desafios pertinentes à área, como na confecção de textos, pesquisa e até mesmo ideias de campanhas.


Lippert, no entanto, reforça que a IA Generativa não deve substituir a força humana no segmento, mas sim complementá-la. Ele diz que a solução ainda precisa de um bom input feito por um profissional de marketing, e que o trabalho conjunto entre ambos traz resultados mais relevantes do que o convencional. Ou seja, não basta só usar a IA por usar, tem que ter uma estratégia, um plano bem feito.


Na prática vejo fotógrafos aqui e de fora usando a IA no marketing assim:

  • gerando novos produtos e serviços com ajuda da IA

  • criando marketing de conteúdo desde textos até mesmo com vídeos e músicas

  • usando na atendimento mas com características humanizadas (justamente o diferencial da IA generativa)

  • para avaliações estratégias e para visão de inteligência de marketing no formato co-piloto (desde de que o fotógrafo tenha um plano, claro)

  • no design e usando imagens geradas com IA (misturadas ou não com as fotos originais do profissional)

  • e obviamente liberando mais tempo para fotografar e outras questões importantes na fotografia


A IA Generativa é uma tecnologia que está revolucionando o marketing na fotografia, pois permite criar imagens impressionantes e originais a partir de simples descrições. Ela também pode ajudar os fotógrafos a otimizar seus processos, melhorar sua presença online e aumentar suas vendas. Esse será um dos temas da Semana do Marketing para Fotógrafos(as), que vai ocorrer entre os dias 29/1 e 2/2, com foco em IA no marketing da fotografia e uma série de outras vantagens. Não perca essa oportunidade de aprender mais sobre essa tecnologia incrível e como ela pode transformar o seu negócio. >>> Semana do Marketing para Fotógrafos(as) - 29/1 a 2/2 (enfbyleosaldanha.com)




0 comentário
bottom of page