top of page

Canon lidera o mercado de câmeras com quase metade das vendas em 2023

Relatório anual mostra que a marca japonesa vendeu quase 44% a mais de câmeras do que a Sony, sua principal concorrente




A Canon é a rainha absoluta do mercado de câmeras, com uma participação impressionante de 46,5% - e vendeu 43,9% a mais de câmeras do que a Sony, que ficou em segundo lugar com 26,1% de participação.


Esses dados são do relatório anual Inspection World Share, publicado pelo jornal japonês Nikkei Shimbun (via Digital Camera Info), que revela que a Canon possui quase metade do mercado de câmeras.





Um fator que contribui para esse domínio é que a Canon produz alguns das melhores DSLRs, além das câmeras mirrorless e compactas que a Sony também oferece. E mesmo com as vendas de DSLRs em queda, a Canon ainda vendeu 1,32 milhão delas - superando as 1,25 milhão de câmeras mirrorless vendidas pela Sony, segundo o relatório Industry Map (compartilhado pelo Digital Camera Life).





Anúncios Patrocinados Prêmio de loteria multimilionário para ser agarrado no Brasil. Leia como participar! theLotter.com Participação no mercado de câmeras em 2023 (atualizado em setembro) Fabricante Unidades vendidas Participação Canon 3,35 milhões 46,5% Sony 1,88 milhão 26,1% Nikon 840 mil 11,7% Fujifilm 420 mil 5,8% Panasonic 300 mil 4,2% OM Digital 250 mil 3,5% Ricoh Imaging 60 mil 0,8% A vantagem de vender DSLRs além de câmeras mirrorless e compactas não foi tão benéfica para a Nikon, que ficou em terceiro lugar com 11,7% do mercado.




Atrás dela estão a Fujifilm em quarto, com 5,8%, a Panasonic em quinto com 4,2%, a OM Digital (Olympus) em sexto com 3,5% e a Ricoh em sétimo com apenas 0,8%.

Em outras categorias importantes, a Canon e a Fujifilm possuem respectivamente 8,6% e 6,8% do lucrativo mercado de imagens médicas, enquanto a Sony domina o mercado de sensores CMOS com 88,1% - esmagando sua concorrente mais próxima, a Samsung, que tem apenas 18,1%. O fato é que a Sony está investindo mais com foco no setor de câmeras para vlogging em 2023.




Vale destacar que o mercado de câmeras encolheu muito nos últimos anos e parece ter chegado a um patamar mínimo, mas com tendência de estabilização e até com possível crescimento. Determinadas regiões do mundo tem papel mais relevante hoje nas vendas, como a Ásia, por exemplo. Curioso notar como a Nikon não conseguiu mais retomar seu patamar clássico da segunda posição na corrida mundial de vendas de câmeras. Ainda assim, a fabricante está em um momento financeiro melhor do que anos atrás.



0 comentário

Comments


bottom of page