top of page

As câmeras e marcas mais usadas segundo a pesquisa Shotkit





A empresa Shotkit perguntou a mil fotógrafos quais equipamentos de câmera eles usaram ao longo do ano e qual a razão deles optaram pela marca e modelo. A Shotkit diz que teve o cuidado de selecionar grupos de fotógrafos "neutros" para minimizar a chance de distorções. Embora seja importante ressaltar que essa é uma pesquisa com um recorte bem específico e limitado. De qualquer forma, já dá uma ideia da preferência de uma parcela dos fotógrafos que responderam à pesquisa. Os mil entrevistados são de diversos países.






Resultados - as mirrorless se destacaram na preferência, com 63% de escolha. 36% ainda usam DSLR e 1% usa ambos os sistemas. A Nikon foi a marca de câmeras mais popular usada por fotógrafos profissionais, tendo 31% da participação de mercado. A Canon seguiu muito atrás, com 28%, enquanto a Sony ficou em terceiro lugar, com 20% de participação de mercado. Curiosamente, a a7 III da Sony foi a câmera mais popular entre os fotógrafos profissionais, enquanto a R6 da Canon e a DSLR D750 da Nikon mais ou menos empataram na segunda e terceira posição.


As câmeras mirrorless também eram mais populares do que as DSLRs entre fotógrafos amadores, mas não por uma margem tão grande: 54% e 46%, respectivamente. Os amadores também disseram que o tamanho e o peso das câmeras sem espelho foi a razão pela qual optaram por elas em vez das DSLRs, mas a estabilização de imagem no corpo foi a segunda maior razão, em vez do desempenho de foco automático que os fotógrafos profissionais observaram.





A principal razão para os profissionais usarem câmeras mirrorless é devido ao tamanho e peso. A segunda maior razão foi devido ao foco automático mais rápido (em comparação com as DSLRs), de acordo com os dados da pesquisa da Shotkit


Para os amadores, a Canon provou ser a marca mais popular, detendo 27% da quota de mercado. A Nikon seguiu logo atrás, com 25%, enquanto a Sony ficou em um distante terceiro lugar, com 16%, menos de um ponto percentual à frente da Fujifilm, que obteve 15% de participação de mercado. Quanto às câmeras individuais, a X-T3 da Fujifilm assumiu o primeiro lugar com a a7 III da Sony, seguindo logo atrás, com 3,7% e 3,2%, respectivamente. A Nikon então assumiu os próximos três lugares com sua D850, D750 e D7100, respectivamente. As câmeras 5D Mark IV, 6D Mark II e R5 da Canon empataram em sexto, sétimo e oitavo lugar.



Via Dpreview





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page