top of page

Araquém Alcântara: 50 anos de fotografia e um livro infantil inédito

O renomado fotógrafo brasileiro fala sobre sua trajetória, sua relação com a natureza e seu novo projeto voltado para o público infantil




Araquém Alcântara é um nome que remete à natureza brasileira. De origem tupi, significa “pássaro que dorme”, mas ele prefere se definir como “pássaro que ama voar”. E foi voando pelo Brasil que ele registrou em suas lentes o belo e o trágico que marcam o nosso bioma. Suas fotos estarão em uma exposição na região Norte, onde se encontram as grandes florestas do país.


Mas Araquém não se limita a fotografar. Ele também é escritor e está prestes a lançar seu primeiro livro infantil, depois de 60 obras publicadas. O livro traz histórias de crianças de diferentes culturas e regiões do Brasil, especialmente da Amazônia. “Quero que as crianças se encantem com a nossa natureza, assim como eu me encantei quando vi a primeira onça. Elas são a nossa esperança de um futuro melhor”, diz ele.



Araquém nasceu em Florianópolis, SC, mas mudou-se para Santos, SP, aos 6 anos. Foi lá que ele começou sua carreira como jornalista, aos 18 anos, no jornal Cidade de Santos. Mas logo ele descobriu sua paixão pela fotografia, depois de assistir ao filme japonês A Ilha Nua, que retrata a vida simples de uma família em uma ilha deserta. “Foi uma epifania. Eu percebi que eu era um contemplador. Fotógrafo tem que ter paciência e contemplação, senão nunca será fotógrafo”, afirma.


Desde então, Araquém se dedicou a fotografar o Brasil, com um olhar sensível e crítico. Ele já recebeu vários prêmios e reconhecimentos pelo seu trabalho, que é considerado um patrimônio cultural do país. Ele também é um ativista da natureza, denunciando os problemas ambientais e sociais que afetam o nosso território.


Para saber mais sobre a vida e a obra de Araquém Alcântara, leia a matéria completa no site da Exame: Araquém Alcântara: fotógrafo celebra ciclo de 50 anos de carreira e lançará livro infantil | Exame


Assine (grátis) a melhor e mais completa newsletter sobre o mundo da fotografia >>> Spotlink - Newsletter


0 comentário

Kommentare


bottom of page